Dicas para o vestibular 2018 da Universidade de Brasília

O vestibular 2018 da Universidade de Brasília (UnB), para ingresso em cursos presenciais a partir do segundo semestre deste ano, acontecerá nos dias 2 e 3 de junho. Ao todo, a instituição oferece 2.105 vagas, distribuídas entre 98 graduações, diurnas e noturnas, nos campi Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina, com três sistemas de acesso: Universal, com 922 vagas; Cotas para Negros, com 112 oportunidades; e Cotas para Escolas Públicas, com outras 1.071 vagas. Nas Cotas para Escolas Públicas, há, ainda, a reserva de oportunidades para candidatos com deficiência.Nos dois dias, as provas começam às 13h e tem duração de cinco horas.

Entre as dicas para se dar bem no exame, o professor Toshio Nakamura, do Colégio Galois, alerta para um cuidado maior com as provas de exatas.“No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o que mais pesa são as notas de redação e matemática. No entanto, no vestibular da UnB, o candidato deve ter consciência que ele precisa se dar bem em tudo, principalmente nas provas de exatas, como matemática, física, química e biologia”, orienta Toshio. De acordo com o professor, apesar de ser difícil prever o que pode cair no exame, as avaliações de matemática nos últimos anos tem cobrado bastante números complexos, funções, análises combinatórias e probabilidade. “A parte de geometria também merece destaque, principalmente a espacial, áreas e volumes”, ressalta.

Quanto a estrutura da prova, o professor do Galois alerta para a importância da contextualização. “O vestibular da UnB é pioneiro em provas deste tipo e traz um nível ainda mais aprofundado que no Enem. Portanto, ter capacidade analítica de interpretar os enunciados com uma certa facilidade ajudará o estudante a não cair em pegadinhas”, afirma Toshio, que chama atenção ainda para o método de avalição da universidade. “Nas questões do tipo Certo e Errado, cada item que a pessoa errar vai anular um que ela acertou. Já as questões do tipo do tipo C, de múltipla escolha, têm quatro opções e a cada três erradas anulam uma certa. Por outro lado, os itens tipo B, que são de cálculo, devem ser respondidos sempre, pois não há penalização para resposta errada”, conclui o professor Toshio.

O vestibular 2018 da UnB será realizado nas cidades de Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Mais informações no site do Cespe ou na Central de Atendimento ao Candidato, de segunda a sexta, das 8h às 19h, campus Darcy Ribeiro, sede do Cebraspe, pelo telefone (61) 3448 0100.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: