Abril é o mês da leitura

Você sabia que abril é um mês que homenageia a leitura? São várias comemorações: Dia Internacional do Livro (2/4), Dia da Biblioteca no Brasil (9/4),  Dia Nacional do Livro Infantil (18/4) e Dia Mundial do Livro (23/4), data escolhida pela Unesco). Mas não pense que essas datas foram escolhidas aleatoriamente. Em 2/4, celebra-se o aniversário do contista e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), conhecido por histórias infantis como Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio e A Pequena Sereia. Em 18/4/1882 nascia Monteiro Lobato, autor do Sitio do Pica-pau Amarelo. Já 23 de abril é também a data da morte de grandes escritores da história como William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

A leitura é uma das maiores aliadas para o aprendizado de uma criança, pois possibilita a consolidação da fluên­cia na língua e ajuda na interpretação de texto, além de ser extremamente importante para que um jovem/adulto possa ter participação ativa na comunidade, na economia e na vida pessoal. Números da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em outubro de 2017, mostram que houve pouco avanço em leitura, escrita e Matemática entre 2014 e 2016. Para se ter uma ideia, dos mais de 2 milhões de alunos entre 7 e 10 anos que fizeram o exame em 2016, apenas 45,27% obtiveram um nível de proficiência considerado satisfatório. Em 2014, eram 43,83%.

Segundo a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2016, o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano – desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de exemplares lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. Adolescentes entre 11 e 13 anos são os que mais leem por gosto (42%), seguidos por crianças de 5 a 10 anos (40%). O estudo também revela que para 67% da população não contou com alguém que o incentivasse o hábito de ler, enquanto 33% tiveram influência da mãe ou de algum representante do sexo feminino (11%), seguida pelo professor (7%). Para Rosa Cavalcante, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Le Petit Galois, ler é uma prioridade. “É imprescindível despertar na criança esse gosto pela literatura. Temos um repertório incrível de autores e isso nos permite trabalhar de várias formas o encantamento das histórias e as possibilidades que proporcionam. Quando estimulamos logo no início, o gostar de ler passa a fazer parte da vida até a fase adulta”, afirmou a coordenadora.

Como a escola é fundamental no processo de fomentar o amor pela literatura, o Galois tem projetos para todos as idades: do infantil ao ensino médio. No Ensino Infantil, por exemplo, além da ciranda literária – projeto em que se disponibilizam livros para serem lidos em sala de aula ou em casa -,  os pequeninos têm um espaço especial para estimular o gosto pela leitura, onde, duas vezes por semana, as crianças escutam uma historinha e, depois, recebem fantasias para que interpretem, a sua maneira, a história lida pelo professor. Além disso, às sextas-feiras, elas são acolhidas com uma “contação” teatralizada. Já os alunos do fundamental participam do Projeto Literário, que promove debates e dias de autógrafo com autores e ainda, uma vez por semana, vão a biblioteca para escolher um título para ler em casa.

Para os meninos do Ensino Médio, além do Galoisrtes (uma gincana de provas, de ampla variedade de competências e habilidades, entre elas algumas que trabalham obras literárias obrigatórias para o PAS), existe também o Clube da Leitura, um espaço aberto e voluntário para a discussão e aprendizagem de textos diversos. Os títulos são selecionados pela professora de Literatura, Camilla Osiro, que lista publicações por sua importância e complexidade. “Ler é o primeiro passo para se aprender e entender o mundo a sua volta. Os livros trazem e compartilham vivências do mundo e da vida. É uma oportunidade para que todos possam expressar suas opiniões e discutir a obra em vários sentidos, não apenas naquele que é mais cobrado em uma prova”, avalia Camilla.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: