Aulas de circo contribuem para o desenvolvimento físico e intelectual de alunos

O Dia do Circo é comemorado em 27 de março. E você sabia que as práticas ligadas a esta atividade estão, cada vez mais, inseridas no currículo escolar? Em Brasília, uma vez por semana, o pátio do colégio Le Petit Galois, em Águas Claras, se transforma em picadeiro para receber os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo é despertar a criatividade, a coletividade e o autoconhecimento nos estudantes, envolvendo os aspectos cultural, educacional e esportivo.

As crianças impressionam pela capacidade de manipulação dos objetos, pelo equilíbrio na corda bamba e pela facilidade de realizar malabarismos. “É muito divertido. Uma forma de aprendermos brincando”, comemora a aluna Mariana Kirsch, de sete anos, que elegeu a dinâmica de equilibrar pratos giratórios sobre um palito como sua favorita. “As aulas circenses vêm ganhando espaço nas escolas por engajarem as crianças em exercícios físicos de forma lúdica. Uma arte que não envolve competição, como nas modalidades esportivas, mas que contribui para o desenvolvimento do aluno como cidadão do mundo ao promover a socialização e o trabalho em equipe. Essas atividades ajudam ainda a ativar o cérebro, melhoram a expressão corporal, concentração e a coordenação motora da criança”, explica Erika Damasceno, professora de circo do Le Petit Galois de Águas Claras.

E tem espaço para todo mundo na brincadeira. Além de manusear objetos, há ainda o lado mais teatral do circo, onde as crianças são estimuladas com desafios recreativos. “Esta é a parte que mais gosto. Outro dia, me diverti muito imitando um carro com a minha turma”, contou o estudante Pedro Oliveira, de seis anos. “Eles colaboram em grupo e o resultado pode ser observado além do picadeiro. Professores de outras disciplinas, por exemplo, já notaram que muitos estudantes estão vencendo a timidez e melhorando a concentração e o desempenho acadêmico”, conclui Erika.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: