O Roubo do Enem

Nesta terça-feira, 14/11, o Centro Universitário IESB recebe a jornalista Renata Cafardo para palestra e lançamento do seu livro-reportagem “O Roubo do Enem – A História por Trás do Vazamento da Principal Prova do País”. Cafardo falará sobre a apuração e os bastidores da reportagem que, publicada em 2009 no jornal O Estado de São Paulo, revelou o vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio naquele ano. “O ENEM perdeu muita credibilidade pelo que aconteceu, algo que não foi recuperado ainda hoje, apesar de ser o maior exame do país. A cada ano surgem notícias de pequenos vazamentos, supostos ou verdadeiros. Mas, mesmo assim, por inúmeras razões que explico no livro, o exame conseguiu se consolidar fortemente”, afirma a profissional que, com a matéria, ganhou o Prêmio Embratel, o Prêmio Ayrton Senna e o Prêmio Estado, além de ficar entre os finalistas no Prêmio Esso de Jornalismo.

O escândalo veio à tona depois que a repórter recebeu a ligação de um informante tentando vender, sem sucesso, uma cópia da prova. Ela não pagou para ficar com o teste, mas conseguiu memorizar várias questões e denunciou o problema ao Ministério da Educação (MEC), que confirmou o roubo da prova e cancelou o exame. O episódio alavancou o jornalismo de educação no país, com sucessivas manchetes nos principais veículos nacionais. “Um dos propósitos do livro é contribuir na formação de outros jornalistas, fazê-los refletir sobre a profissão, as relações com o governo e com as fontes e sobre o posicionamento diante de uma notícia importante”, ressalta a jornalista.

O evento – gratuito e aberto ao público – começa às 19h30, no auditório D, do Centro Universitário IESB, localizado na 613/614 sul.

Sobre a autora:

Renata Cafardo é jornalista e escreve sobre educação desde o ano 2000. Trabalhou durante dez anos na redação do jornal O Estado de S. Paulo e foi repórter da TV Globo por seis anos. Em 2016, fundou com colegas a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), que tem o objetivo de melhorar a cobertura jornalística na área de educação no país. Durante o período em que morou em Nova York, em 2016-2017, fez colaborações para a Folha de S. Paulo e foi uma das jornalistas aprovada para participar do Dart Center Global Reporting Institute, sobre desenvolvimento na primeira infância, da Universidade de Columbia. Já recebeu mais de dez prêmios de jornalismo.

Palestra O Roubo do Enem

Data: 14/11

Local: IESB campus sul (613/614 Sul) auditório D

Horário: 19h30

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: