Dia da Amazônia

Convidados pelo Exército Brasileiro, estudantes do IESB viajam para a região e contam em blog suas experiências e a atuação dos militares na região

O Dia da Amazônia é comemorado nesta terça-feira, 5/9. Considerada a maior floresta tropical do mundo, com cerca de cinco milhões de quilômetros quadrados, este rico bioma abrange nove países e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. A data, no entanto, serve para chamar atenção para sua importância e alertar a todos para a preservação.

Entre as ações para manter viva a conscientização ambiental, os alunos do Centro Universitário IESB, em Brasília, viajaram para a Amazônia e  conheceram na prática o trabalho desenvolvido pelo Exército Brasileiro na região. O convite para participar do projeto Viagem de Formadores de Opinião à Amazônia, que desde 2007 aproxima os universitários da instituição militar na região, foi feito pelo Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro (CCOMSEx).

Amanda Moreira Lima e Matheus Albanês (Publicidade e Propaganda); Isadora Rodrigues, Raila Alves dos Santos e Pedro Henrique Costa (Jornalismo), e Gabriela Soares de Oliveira (Fotografia) foram os estudantes do IESB escolhidos para participar desta experiência, que contou ainda com a supervisão do professor de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Edson Souza, e do coordenador dos cursos de Cinema e Mídias Digitais e Fotografia, Paulo Moraes, que acompanharam os alunos na viagem. “A proposta do projeto foi aproveitar o conhecimento em sala de aula para a produção de conteúdos em diferentes linguagens como filmes, fotografias e reportagens para divulgar a cultura, a riqueza do país nessa região, bem como a importância da floresta para a estabilidade ambiental do planeta”, destacou Paulo Moraes. “É uma viagem de descobertas e mudança de percepção. Muitas pessoas não conhecem a importância dessa floresta e a grandiosidade dessa região valiosa, não só para o Brasil, como também para o mundo. Entrar na mata e ver de perto a beleza de sua fauna e flora realmente impressiona. A Amazônia é o berço de civilizações indígenas, rica em cultura e muitas matérias-primas. Por isso, quanto mais combatermos a prática de desmatamento e conscientizamos a população sobre a importância dessa floresta, mais podemos garantir um futuro melhor para todos”, ressaltou Isadora.

Uma experiência tão marcante motivou os estudantes do IESB a criarem um blog https://dorateixeira96.wixsite.com/fardanaselva em que compartilharam todas as atividades realizadas na viagem, como palestras com autoridades militares, apresentações das ações humanitárias desenvolvidas pelo Exército em regiões afastadas das cidades, atividades culturais, instruções para a sobrevivência na selva – como obtenção de fogo, água, alimentos e construção de abrigos – além de visitas às comunidades indígenas e organizações que trabalham para o desenvolvimento e segurança da região. O projeto contou com ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável por levar os estudantes aos locais visitados durante a excursão. (Fotos Gabriela Soares e Pedro Costa).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: