Alunos do Galois estão na final nacional da IX Olimpíada de Raciocínio Mind Lab

O Colégio Galois, de Brasília, acaba de comemorar mais uma conquista de seus alunos do Ensino Fundamental. A escola garantiu sua vaga na final nacional da IX Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, evento que reúne mais de 110 mil estudantes de todas as regiões do Brasil. Os estudantes Davi Salles Leite, Davi Chaves Barros, João Pedro Lima de Carvalho e Lucas Pimentel Araújo (categoria 4º ao 7º ano) conseguiram avançar até a grande final nacional, que acontece em São Paulo no próximo dia 6 de maio.

O torneio é realizado com jogos de raciocínio de tabuleiro e é composto por fases presenciais e online. Mais do que aprender a competir de maneira saudável, a Olimpíada tem como finalidade promover habilidades que os jogos estimulam os alunos a desenvolverem: saber enfrentar desafios, desenvolver a criatividade, lidar com regras e situações adversas, reagir às emoções, trabalhar em grupo, planejar ações, respeitar o próximo. Essas habilidades compõem o rol das chamadas habilidades socioemocionais, presentes no cotidiano de qualquer pessoa e, cada vez mais, estruturadas para aprendizagem nas escolas brasileiras. Após a fase interna nas escolas, todas as equipes competem entre si na fase classificatória, realizada pela internet, com competidores de todo o Brasil. Para o professor de Mind Lab no colégio Galois, Yaron Segalovitch, em competições como esta, os estudantes ampliam sua rede de conhecimento, entram em contato com pessoas de várias localidades e culturas, compartilhando conhecimento e aprendendo ainda a lidar com suas emoções de forma saudável. “O aluno consegue desenvolver habilidades fundamentais como raciocínio lógico, planejamento estratégico, criatividade e trabalho em equipe. Além disso, o projeto também cultiva discussões importantes que saem do jogo para a vida real, oferecendo ferramentas importantes para o estudante vencer os desafios do dia a dia”, ressaltou o docente.

Na ocasião, estarão presentes cerca de cem competidores de todo o país, divididos em mais de 20 equipes, todos vitoriosos nas etapas regionais. O torneio é dividido em duas categorias: 4º ao 7º ano e 8º ao 9º ano (do Ensino Fundamental). Todos os vencedores da etapa nacional serão premiados, mas os estudantes de 4º ao 7º ano ainda terão a oportunidade de representar o Brasil na fase internacional da Olimpíada, que acontecerá na Ilha de Creta (Grécia) no dia 11 de junho, juntamente com alunos de outros sete países.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: