Alunos do IESB participam de programa de aceleração de startup

Mesmo com o país em crise econômica, empresas de tecnologia recém-criadas, as startups, seguem em expansão acelerada. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o número de empresas em estágio inicial no Brasil chegou a 4.151 ao final de dezembro de 2015, um crescimento de 18,5% em apenas seis meses. A tendência é que isso se torne ainda mais forte, com empresas inovadoras focadas no consumidor.

De olho neste mercado e em busca de novas oportunidades, alunos do Centro Universitário IESB estão vivendo na prática toda a rotina de criação, produção e execução de uma startup. São catorze estudantes, de diferentes perfis e cursos, que foram selecionados para o IESB in Residence, um programa intensivo de aceleração de startups, realizado durante a #Camp3 (sigla de Cotidiano Acelera Meu Projeto), que começou dia 17 de abril e segue até 7 de julho, no departamento do curso de Administração do IESB. A ação faz parte de uma parceria entre a incubadora da instituição, o IESB LAB, e a Cotidiano, aceleradora que investe em empresas de startups em estágios iniciais, com soluções digitais para diferentes segmentos da indústria. “Do ponto de vista das startups, o IESB LAB está mais próximo do meio acadêmico, do aluno, enquanto uma aceleradora está mais próxima do mercado. Os dois tem a missão de oferecer o suporte necessário para que uma startup alcance sucesso. Juntos, essa contribuição é ainda melhor”, explica o professor Alexandre Loureiro, coordenador técnico do IESB LAB.

Durante o programa, os estudantes conciliarão a teoria aprendida em sala de aula com a prática, aprendendo sobre montagem do negócio, validação de produto, técnicas de estratégias de mercado, além de participação de workshops, mentorias, palestras, reuniões de relacionamento com parceiros e orientações especializadas. Para facilitar o acesso e otimizar o tempo, um tutor estará acompanhando os trainees desde o início do programa, oferecendo orientação e monitoramento para alavancar o desempenho dos participantes. A estudante Laís Costa, 8º semestre do curso de Cinemas e Mídias Digitais do IESB, está entre os discentes recrutados. “É importante pensarmos no mercado de trabalho. E quando estamos terminando uma faculdade e essa realidade fica ainda mais próxima, a ansiedade aumenta. Portanto, essa experiência no IESB in Residence vai ajudar a melhorar minha visão empreendedora, contribuindo ainda mais para meu posicionamento após a graduação”, avalia Laís.

Entre as startups da #Camp3, está a StreetPark.me. Incubado no IESB LAB e desenvolvido por Ricardo Bernardes, aluno do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis no IESB, o aplicativo tem a finalidade de facilitar a busca por vagas em estacionamentos públicos de forma rápida, além de oferecer serviço de lavagem de veículos ambientalmente responsável. “Funciona assim: são dois apps, um para o motorista outro para o guardador. No mapa do aplicativo o motorista verifica se o local que deseja estacionar possui flanelinhas ficha limpa, cadastrados, que indicará as vagas disponíveis. Outra função é o contato direto do guardador com o proprietário do carro, que poderá ser avisado caso deixe as janelas abertas, o farol ligado ou, ainda, informar quando a limpeza do carro estiver pronta”, explica Bernardes, que comemora a participação no evento. “Ter uma startup incubada no IESB LAB gera uma série de benefícios, como assessorias gratuitas em várias áreas, jurídica e mídia, por exemplo, além de participações em eventos, como este promovido pela Cotidiano”, avalia o estudante. “Mais uma vez o IESB inova em uma parceria de sucesso, mostrando um novo tipo de empreendedorismo para nossos estudantes, com as melhores ferramentas do mercado”, afirma Fernando Santos Dantas, coordenador do curso de Administração do IESB, campus Asa Norte. Ao final do treinamento, os participantes receberão um certificado de participação no programa, além de possibilidade de encontrar co-fundadores para sua nova empresa, rede de contatos e orientação com mentores e parceiros da Cotidiano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: