Escolas particulares podem participar da 13ª edição da OBMEP

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão abertas até a sexta-feira (31) para estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A novidade desta 13ª edição é que, pela primeira vez, os alunos das escolas particulares também podem participar, já que a OBMEP foi integrada com a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A expectativa é que isso aumente ainda mais o número de participantes dessa que é considerada a maior competição estudantil do mundo que, em 2016, reuniu 17,8 milhões de estudantes de 99,6% dos municípios brasileiros.

Em Brasília, cerca de 80 alunos do Colégio Galois estão a todo o vapor na preparação para as provas. São duas fases de competição: a primeira etapa será realizada em 6 de junho e a segunda em 16 de setembro, com premiação separada para as escolas públicas (500 medalhas de ouro, 1500 de prata, 4500 de bronze e até 46.200 menções honrosas) e particulares (25 ouros, 75 pratas, 225 bronzes e até 5.700 menções honrosas). “A competição tem despertado o gosto pela matemática, desenvolvido o raciocínio lógico e incentivado a utilização de outras áreas do conhecimento para a resolução de problemas. Isso é extremamente saudável porque estimula os alunos a aprender e a superar cada novo desafio”, avalia Rodrigo Vaz, professor de matemática do Galois. A disputa tem contribuído para estimular o estudo da Matemática no Brasil e identificar jovens talentos.

De acordo com Vaz, desde o início de março, o Galois vem intensificando o ritmo de preparação dos alunos, com listas de exercícios e aulas extras. O estudante Eduardo Sodré comemora a oportunidade de estar no evento. “É muito válido esse suporte oferecido pelo colégio. Embora esta seja minha primeira participação na OBMEP, já estive na OBM outras vezes e sei que participar de uma olimpíada de matemática é fundamental para sairmos bem, tanto nesta área de conhecimento, como em outras provas, além de abrir caminhos para futuros interesses profissionais”, destaca o estudante, que já recebeu medalha de prata e menção honrosa em competições anteriores.

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). As escolas têm até sexta-feira, 31, para inscreverem os alunos no site http://www.obmep.org.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: