Volta à rotina escolar

Escolas públicas e particulares do DF estão retomando o ano letivo. Após as férias, pais e alunos terão que se readequar à rotina escolar. De acordo com a educadora Lucia Andrade, diretora do Colégio Logosófico de Brasília, é importante que crianças e adolescentes passem por um período de readaptação para que voltem motivados a nova etapa escolar.

Entre as dicas da pedagoga, a família deve conversar com as crianças sobre o novo ciclo de estudos. É importante que os pais estimulem os filhos, mostrando pontos positivos do retorno escolar como, por exemplo, rever os colegas de classe”, afirma a professora Lucia. Confira as orientações:

  • Combine horários para dormir e para acordar. É importante que as crianças tenham uma boa noite de sono, para que o rendimento escolar não caia.

  • Volte a fazer as refeições nos horários habituais. Durante as férias, é normal que algumas alimentações sejam feitas fora do horário.

  • Uma semana antes da volta às aulas, organize o material escolar e prepare o uniforme. É o momento para começar a se familiarizar com o que será utilizado ao longo do ano. É interessante que os pais permitam que os filhos os ajudem a arrumar a mochila.

  • Se o seu filho costuma ir e voltar para a escola sozinho, o oriente a andar sempre em grupo, e não andar sozinho em locais sem movimento.

  • Para crianças entre 2 e 3 anos, é recomendado que os pais cheguem à escola com a criança no chão, não no colo, isso facilitará a despedida e o acolhimento da professora.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: