Dicas para conquistar sua vaga no Sisu

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 começaram nesta terça-feira (24) e vão até sexta-feira(27). Para conseguir uma vaga no ensino público por meio dessa porta de entrada, é preciso mais que uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. Candidatos precisam desenvolver estratégias e ficar de olho nas regras do sistema, nas notas de corte dos cursos (que variam a cada dia) e no que colocar na primeira opção e na segunda opção de graduação.

O Sisu funciona da seguinte forma: até o último dia de inscrição o aluno pode escolher duas opções de curso e de instituição e se candidatar a vaga e pode ainda mudar essas opções até o prazo final. Uma vez por dia, o sistema vai atualizar as notas de corte de cada curso, após uma análise das notas dos candidatos inscritos até então. Com isso, o estudante pode se manter informado quanto ao valor mínimo parcial para ser aprovado, por modalidade de concorrência. A lista de aprovados será divulgada em 30 de janeiro. As matrículas devem ser feitas de 3 ao 7 de fevereiro. Caso a inscrição não seja feita, o aluno perde a vaga, que pode ser preenchida por um candidato que demonstrou interesse na lista de espera.

O professor Euclides Chacon, coordenador do ensino médio do Colégio Galois, acredita que a primeira opção deve sempre ser preenchida com o curso que o estudante realmente deseja. Isso porque, caso haja uma lista de espera, o estudante apenas poderá concorrer com o curso que colocou como preferência. Com isso, ele ainda tem chances de conseguir uma vaga, mesmo que não seja na primeira chamada. “O aluno não pode esquecer que segunda-feira, quando sair o resultado, ele deve confirmar o interesse em permanecer na fila de espera”, alerta.

Outra dica do professor é que o aluno não demore muito para voltar aos estudos, caso o resultado seja negativo. É necessário que a rotina de estudos volte aos poucos, assim, quando as aulas nos cursinhos pré-vestibulares começarem novamente, ele já estará com um ritmo forte. Além disso, o aluno tem que escolher um curso que ele goste e, como segunda opção, caso tenha dúvidas, optar por um com matérias semelhantes. Dessa forma, é possível aproveitá-las mais tarde. “Fora isso, no meio do ano tem outro Sisu para algumas universidades. Essa mesma nota de agora vai poder ser usada em outros cursos em algumas universidades”, acrescenta.

Com informações do Correio Braziliense.

Anúncios

One Response to Dicas para conquistar sua vaga no Sisu

  1. Dicas para conquistar sua vaga no Sisu | Edson Machado Anuncie e Venda Rápido no Maior Site de Classificados Grátis do Brasil. Anúncios Totalmente Gratuitos Indexados pelo Google! Acesse http://www.anunciosbr.com.br Anuncie, Divulgue, Compartilhe!
    Venda Rápido http://www.anunciosbr.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: