Dicas para se dar bem na redação do Enem

fp-142-73As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. Nesta edição, o exame não teve grandes mudanças em relação ao de 2015 e os horários foram mantidos. No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo, serão 5 horas e 30 minutos para as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. As provas obedecem ao horário de verão, assim os portões serão fechados às 12h, horário local. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em todo o país foram 8.732.184 inscritos.

O blog Edson Machado conversou com Rafael Riemma, professor de Língua Portuguesa do Colégio Galois, que deu dicas valiosas para a prova de Redação. “Para executar um bom texto é importante que o aluno esteja atento a proposta temática da prova, aplique os conceitos das várias áreas do conhecimento e invista em tópico frasal, ou seja, em tese”, explica o professor. Para ele, um bom texto parte sempre da ideia de uma introdução – com no mínimo dois parágrafos de argumentação – e conclusão.  “Em todos os parágrafos, o aluno deve defender seu ponto de vista, mostrando uma solução para o problema. Esta solução deve responder três perguntas fundamentais. A primeira explica e contextualiza o assunto; a segunda é o detalhamento do tema e a viabilização da proposta apresentada; e a terceira é onde o aluno deve destacar os agentes sociais que vão contribuir para execução desta proposta”, orienta. O professor também destacou os principais falhas dos alunos na hora de elaborar a redação. “Erros gramaticais e a falta de concordância estão entre os principais problemas do texto. Além disso, ter um domínio da língua padrão, evitar repetições de palavras e usar corretamente os pronomes demonstrativos, como este e esse, são dicas para a construção de um bom texto”, afirma Riemma.

E o que o aluno ainda pode fazer nesta última semana para se preparar para a prova? “Muita leitura, melhorar o repertório cultural produtivo, compreender problemáticas sociais e políticas e observar os temas anteriores, a fim de buscar dados estatísticos para fundamentar seus argumentos”, orienta o professor, que ainda arriscou um palpite sobre os temas que podem ser cobrados na redação do Enem 2016. “Sistema carcerário, mobilidade urbana, obesidade, torcida organizada e legado das Olimpíadas no Brasil são minhas apostas para esta edição”, concluiu Rafael Riemma.

Anúncios

One Response to Dicas para se dar bem na redação do Enem

  1. Pingback: Na reta final do ENEM, alunos do DF têm aula de madrugada | Edson Machado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: