Dia Mundial do Livro

Le Petit Galois destaca a importância do incentivo a leitura

23 de abril é o Dia Mundial do Livro. Em um mundo cada vez mais tecnológico, onde as crianças já nascem interagindo com vídeos e jogos no computador, tablets e smartphones, despertar o interesse pela leitura não é uma tarefa fácil. Especialmente em nosso país – onde o brasileiro lê, em média, apenas quatro livros por ano, segundo a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2012. O número é baixo e destaca a importância do incentivo à prática desde cedo. “A leitura beneficia em muitos sentidos, entre eles, melhora o aprendizado, a pronuncia das palavras e a criatividade. Quem lê tem mais chance de se expressar melhor, enriquece o vocabulário, a comunicação e adquire cultura. No entanto, é importante que ela seja um bem prazeroso, exercitado constantemente e deve começar o quanto antes”, explica a professora Jacqueline De Mattos, coordenadora pedagógica do colégio Le Petit Galois, em Brasília, e escritora de livro infantil.

Para fomentar a leitura em seus alunos, a instituição conta com o Projeto Literário, que promove iniciativas voltadas para despertar o gosto pela literatura, como debates e dias de autógrafo com autores de livros. No dia 26 de abril, por exemplo, a turma do terceiro ano do Le Petit conhecerá de perto o escritor da obra O Menino que Achava que Empinava Pipa, João Rodrigues. “O livro conta a vida de um garoto cujo sonho era empinar pipa, mas como o pai não fazia uma para ele, ele criou a sua própria. É uma história que fala de sonhos, resgata a brincadeira de rua e ainda mostra a importante amizade entre pai e filho. Tivemos a oportunidade de convidar o autor a conversar com esses alunos, que estão aguardando ansiosos por este momento. Acreditamos que estreitar a relação de amizade entre o autor e o leitor ajuda a criança a acumular experiências relacionadas à leitura e a motivará a seguir em frente”, avalia a professora.

Outra atividade que faz parte do Projeto Literário do Le Petit Galois é o Sarau Poético, iniciativa que acontece todos os semestres e já entrou para o calendário oficial da escola. A próxima edição já tem data marcada. Será no dia 28 de abril, em dois turnos: pela manhã, a partir das 8h, e à tarde, a partir das 14h. “Nesta atividade, são as crianças que produzem seus próprios textos e as poesias que serão apresentadas aos amigos, professores e a família, sempre convidadas a participar e contribuir com o incentivo deste trabalho. É um momento para a soma de conhecimentos, descobertas e vivências coletivas. Ao promover esse encontro, o colégio ultrapassa seus muros e se fortalece como pólo cultural. As famílias tornam-se parte da escola, gerando um impacto positivo na vida escolar de seus filhos”, conclui Jacqueline De Mattos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: