Vai fazer o PAS? Veja dicas dos professores do Colégio Galois

As provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) estão chegando. De acordo com o calendário, as avaliações acontecem no dia 29 de novembro, às 13h, para alunos da 3º etapa; 5 de dezembro, às 13h, segunda etapa; e 6 de dezembro, às 13h, primeira etapa. Para os candidatos que vão concorrer as 2.106 vagas nos 97 cursos de graduação da UnB, é preciso ficar atento quanto à interdisciplinaridade e a contextualização das questões. De acordo com o coordenador do Ensino Médio do Colégio Galois, Euclides Chacon, uma dica valiosa é resolver provas anteriores. “Cerca de 30 a 40% das provas têm assuntos repetidos. Portanto, resolver as três ou as quatro provas anteriores, fazendo uma leitura comparativa dos assuntos é uma ótima tática”, explica Chacon.

Veja algumas dicas de conteúdo com os professores do colégio Galois:

Química

Para esta matéria, na primeira etapa, os assuntos mais abordados são: separação de mistura, estequiometria e comportamento ideal dos gases. Já na segunda etapa, o foco principal é produção de energia. Portanto, estudar as reações de neutralização, termoquímica e eletroquímica é fundamental para se sair bem no exame. Para alunos da terceira etapa, vale prestar atenção nas questões sobre deslocamento químico, titulometria e fontes alternativas de energia, principalmente a ideia do biodiesel”, explica Euclides Chacon, professor de Química.

Matemática

Angel Prieto, professor de matemática, acredita que os conteúdos que mais aparecem na terceira etapa do PAS são análise combinatória, probabilidade, números complexos, estatística, geometria analítica, polinômios e equações algébricas. “Já a segunda fase tem conteúdo mais extenso. Questões de geometria espacial, trigonometria, função exponencial e logarítimos estão sempre nas provas”, orienta o professor. Para os estudantes da primeira etapa, Prieto recomenda manter a calma e concentrar no exame. “São alunos que vão fazer o PAS pela primeira vez, portanto, é natural que eles estejam mais ansiosos. No entanto, é importante ter tranqüilidade e tirar os entraves emocionais. Para se preparar melhor para a prova de matemática desta etapa, uma dica é revisar questões de funções, geometria plana, geometria espacial, conjuntos e sequências numéricas”, afirma o professor.

Física

Por envolver questões técnicas, a prova de Física exige calma e atenção. “Ler as questões com cuidado é fundamental para evitar erros de interpretação”, ressalta Bruno Gomides, professor de Física do colégio Galois. Para os candidatos da primeira etapa, a dica é ficar atento aos conceitos básicos, como velocidade, aceleração e gravitação. “Já na segunda etapa o conteúdo é mais simples. O estudante tem que relacionar a Física com questões do dia a dia. Prestar atenção nos conteúdos sobre transmissão de calor, condução e óptica. A UnB sempre cobra questões sobre lentes, por exemplo”, ressalta Gomide.

Para a terceira etapa do PAS, o professor Hilton Pinheiro recomenda que todo conteúdo é importante, mas vale prestar atenção nas questões sobre eletrodinâmica, corrente elétrica, magnetismo e eletrostática. “A parte de Física moderna começou aparecer nas últimas provas. Questões sobre radiação, efeito fotoelétrico e átomo de Bohr, já apareceram em questões anteriores”, afirma Pinheiro.

Biologia

“O tema ecologia é o grande foco da prova de Biologia da primeira etapa do PAS”, afirma o professor Marcos Ribeiro. Embora outros conteúdos sociais, como drogas e gravidez na adolescência são cobrados na avaliação, Ribeiro destaca que questões ambientais, principalmente ligadas ao cerrado, são comuns nesta fase. Já na segunda etapa, o professor observa que houve nas edições anteriores uma uniformidade maior em botânica e zoologia.  Para os estudantes da terceira etapa, uma dica é revisar os conteúdos de genética e biotecnologia. “Fazer leituras complementares, procurar artigos científicos e participar de debates com os professores são dicas que ajudam o aluno a compreender melhor as questões”, orienta o professor.

Geografia

“A cartografia, bem como as matérias sobre problemas ambientais e fontes de energia acabam sendo muito recorrentes na primeira etapa do PAS”, avalia Leonardo Dreher, professor de geografia do Galois. Para o PAS dois, Dreher sinaliza que as questões ambientais continuam, mas também é importante o aluno refletir sobre população, questões sobre industrialização e economia brasileira. “Já na terceira etapa, vale revisar questões sobre globalização e fluxo migratório, bem como os conflitos que são estabelecidos a partir disso, como a disputa no Oriente Médio, o contexto da Síria e dos refugiados nos países Europeus”, orienta Leonardo.

Redação e Português

“É importante que o aluno leia o guia de Redação para a prova do PAS”, destaca Rafael Riemma, professor de Língua Portuguesa e Redação do Galois. De acordo com o manual disponibilizado no site do Cespe pela primeira vez (http://www.cespe.unb.br/pas/), os critérios de avaliação da prova são divididos em aspectos macro e microestruturais. Os macroestruturais compreendem o desenvolvimento do tema e a apresentação textual. São avaliados a organização das ideias e a estruturação do texto, bem como a legibilidade, o respeito às margens e a indicação de parágrafos. Os microestruturais concentram-se na forma como a redação é escrita, incluindo avaliação de: grafia, acentuação, morfossintaxe e propriedade vocabular. “Na hora da construção do texto, o aluno deve estabelecer relações de sentido e fechar com a conclusão. No entanto, é importante ficar atento as tipologias textuais, não só argumentativa, mas também a carta, que pode aparecer na prova. Uma recomendação em relação ao tema, é que o PAS costuma tratar de assuntos abstratos, o que dificulta a argumentação. A dica é sempre interpretar o enunciado da melhor forma e com clareza. Outra sugestão é lembrar que a toda a prova do PAS é temática, ou seja, ela contém elementos que podem ajudar na argumentação, como dados e fatos históricos”, ressalta Riemma.

Em relação à prova de Língua Portuguesa, o professor destaca que o PAS cobra conhecimento de estrutura e gramática de nível elevado. “Portanto, é importante estudar crase, regência, pontuação, concordância, colocação pronomes, etc. sempre prestando atenção ao sentido global do texto”, conclui Riemma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: