Ranking único de escolas no Enem é como luta Ronda x Minotauro, diz Inep

Imaginar uma luta entre o brasileiro Rodrigo Minotauro, de 1,90 m e 109 kg , contra a americana Ronda Rousey, de 1,70 m e 61 kg, foi a forma usada pelos responsáveis pelo Enem para alertar que nem toda comparação entre as médias das notas das escolas é válida.

As notas do Enem 2014 por escolas foram divulgadas nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O presidente do instituto, Chico Soares, reforçou a importância de analisar a pluralidade dos colégios do Brasil. Para ele, seria infrutífero considerar a classificação de notas sem interpretar as características específicas de cada instituição de ensino. “Um único ranking produz um quadro distorcido da realidade. Não podemos comparar escolas de realidades tão diferentes”, afirma. Soares aproveitou para fazer uma brincadeira com grandes nomes do UFC. “Seria como colocar a Ronda para lutar contra o Minotauro e dizer que o Minotauro ganhou. O que isso significaria?”.

Considerando uma média aritmética das notas, o Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, obteve a maior média, com 742,96 pontos. No Integrado, 42 dos 43 alunos prestaram o Enem. A escola já havia ocupado a mesma posição em 2013. Ser a ‘campeã’ do Enem faz parte da estratégia de marketing do colégio localizado na Avenida Paulista. O Objetivo Integrado foi criado em 2009 para atender à “tropa de elite” formada por alunos campeões de olimpíadas de conhecimento que estudavam no Objetivo Centro Interescolar Unidade Paulista, localizado no mesmo local.

A comparação entre as médias aritméticas das provas objetivas mostram um abismo entre as escolas privadas e públicas. No Enem 2014, só 93 escolas públicas entraram na lista de mil melhores. Isso representa menos de 10% do total. Apesar disso, esse número representa um avanço em relação à edição anterior, quando só 78 escolas públicas (7,8% do total).

Veja matéria completa.

MÉDIAS POR ESCOLA – DISTRITO FEDERAL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: