Gestão da Educação Superior e a Universidade do Futuro

marco_antonio_rodrigues_dias

O Núcleo de Estudos do Futuro da Universidade de Brasília (n-Futuros), em parceria com a Escola de Verão Pesquisa em Comunicação na América Latina (UnB/ALAIC), recebeu nesta quarta-feira (25/03) o professor Marco Antonio Rodrigues para a palestra Gestão da Educação Superior e a Universidade do Futuro.

De acordo com o professor, o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, como os MOOCs (em inglês, Massive Open Online Course) traz consigo uma série de desafios. Na visão dele, é equivocada a ideia de que o número de instituições universitárias presenciais vai diminuir drasticamente com a evolução de recursos tecnológicos e esse seria um contexto muito perigoso para a formação. O professor destacou que usá-los não é um fato novo, o que é novidade – e um problema – é o seu uso comercial.

Outro desafio citado pelo pesquisador para os gestores universitários é a mercantilização do Ensino Superior. Segundo ele, tem havido distorções nas cooperações feitas em âmbito internacional que compreendem a educação como um serviço comercial e não como um direito, correndo o risco de que a universidade forme para o interesse de empresas multinacionais em vez de promover a formação adequada a um projeto de nação. Por isso, para ele, as universidades deveriam analisar a realidade social ao definirem suas missões.

Para saber mais sobre o evento e o Núcleo de Estudos do Futuro da Universidade de Brasília (n-Futuros), acesse o site: http://www.unbfuturo.unb.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: