529 mil alunos ficaram com nota zero na redação do Enem 2014

Na divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, chama a atenção o grande número de candidatos que tiraram a nota zero na prova de redação: 529.373. O total corresponde a 8,5% dos participantes do exame, enquanto que apenas 250 tiveram nota mil, a máxima possível. Na edição de 2013, com menos inscritos (7.173.574 inscritos contra 8.721.946 em 2014), 481 tiveram nota mil e 106.742 redações com nota zero.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as redações com nota zero deixaram de atender os critérios de correção estabelecidos no edital. Dentre os que zeraram a redação, 217.339 fugiram ao tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”; 13.039 copiaram textos motivadores da prova; 7.824 escreveram menos de sete linhas; 4.444 não atenderam ao tipo textual solicitado; 3.362 zeraram por parte desconectada e 955 por ferirem os direitos humanos. Outros 1.508 tiveram suas redações anuladas por outros motivos.

O professor Rafael Riemma, coordenador de português do Colégio Galois, em Brasília, classificou a prova deste ano como difícil. “O tema publicidade infantil é abrangente e também não é um assunto muito popular, como o tema Lei Seca, abordado em 2013. Com certeza, isso dificultou a argumentação do estudante”, avaliou o professor.

De acordo com Riemma, para que o aluno tenha uma boa nota é fundamental preparação e treino. “É fundamental que o aluno conheça bem os critérios de avaliação, além de muita leitura e treino. Quanto mais a pessoa escreve, mais chance ela terá de construir um bom texto”, orienta o professor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: