Dia do Arquiteto destaca o cenário da profissão no DF

brasilia

O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista é comemorado em 15 de dezembro, homenagem ao nascimento de Oscar Niemeyer. Segundo o Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (SINARQ-DF), Brasília possui hoje 4.200 profissionais. “A capital do país é referência para arquitetos de todo o mundo. A cidade é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico. Talvez por isso, tantas pessoas que morem aqui sintam-se influenciadas a escolher essa carreira”, destaca Elza Kunze Bastos, diretora do SINARQ-DF.

unnamed-8

Graduada em 1966, na primeira turma de arquitetura da Universidade de Brasília (UnB), Elza afirma que para ingressar na profissão é preciso dedicação. “Ter visão tridimensional, aptidão para representação gráfica e ser muito criativo são elementos importantes para quem busca essa formação”, disse Elza, que faz um balanço sobre o mercado de trabalho em 2014. “Tivemos um cenário muito favorável no início do ano, principalmente com os efeitos da Copa do Mundo. Porém, esse resultado positivo não aconteceu no último trimestre. Estamos agora aguardando as decisões de retomada das obras do governo”, afirma a diretora do SINARQ-DF.

Para Eliton Brandão, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário IESB, o mercado de trabalho no DF ainda está aquecido. “É um momento de expectativa para o ano que se inicia em razão do atual cenário da economia brasileira, mas o DF ainda tem muitas áreas em expansão, como o Noroeste e Águas Claras. Além disso, temos que levar em conta a conscientização, cada vez mais, do mercado sobre a importância da contratação de um arquiteto, seja para grandes projetos ou uma simples reforma”, conclui o professor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: