Brasileiro recebe ‘Nobel da Matemática’

Uma boa notícia. O brasileiro Artur Avila, 35 anos, recebeu nesta terça-feira, 12/08, a Medalha Fields, considerada o “Prêmio Nobel da Matemática”. O reconhecimento máximo da União Internacional de Matemática foi entregue durante o Congresso Internacional de Matemáticos, realizado em Seul, na Coreia do Sul. Esta é a primeira vez que um latino recebe a medalha, entregue a cada quatro anos. Para o Brasil, o prêmio é muito importante porque destaca o país em uma área cientificamente muito complexa, na qual são poucos os cientistas que se sobressaem internacionalmente.

Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Avila tem mestrado e doutorado pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2001). Atualmente, é pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique, em Paris. Suas pesquisas têm ênfase na área de Sistemas Dinâmicos.

A Fields foi concedida pela primeira vez em 1936 e, a cada edição, é entregue a, no máximo, quatro matemáticos com idade inferior a 40 anos, que tenham realizado feitos notáveis. Ao todo, 52 matemáticos já receberam o prêmio.

O Congresso Internacional de Matemáticos inicia na manhã desta quarta-feira, 13/08, e terá pela primeira vez quatro pesquisadores do Impa como palestrantes: Fernando Codá (geometria diferencial), Carlos Gustavo Moreira (sistemas dinâmicos), Mikhail Belolipetsky (topologia) e Vladas Sidoravicius (probabilidade). Desde a criação do evento, em 1897, 14 brasileiros já foram convidados a proferir palestras, mas nos eventos anteriores, esse número nunca havia passado de dois. Além disso, outra novidade é a confirmação do Brasil como sede da edição de 2018, que será realizada no Rio de Janeiro. Com isso, o país será o primeiro do hemisfério sul a sediar o evento, que acontece de quatro em quatro anos. Para o diretor-geral do Impa, César Camacho, a escolha do Brasil representa um reconhecimento internacional da pesquisa em matemática produzida no país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: