Universidade de Coimbra já selecionou 247 brasileiros pelo ENEM

Universidade de Coimbra Matrículas da primeira fase acontecem até 8 de julho

Tradicional instituição portuguesa, a Universidade de Coimbra está adotando pela primeira vez a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a seleção de candidatos brasileiros. Nesta primeira fase da seleção, que tem matrícula até o dia 8 de julho, a universidade recebeu 701 candidaturas e já selecionou 247 alunos. A segunda fase, aberta para as vagas remanescentes, tem início em 21 de julho.

Para orientar os estudantes sobre o assunto, o blog Edson Machado conversou com o professor Joaquim Ramos de Carvalho, vice-reitor para relações internacionais da universidade. Veja a entrevista:

Quantos brasileiros atualmente estudam na Universidade de Coimbra?

Temos neste momento 1824 estudantes brasileiros.

Antes do ENEM, como os brasileiros eram selecionados pela universidade?

Até a nova lei sobre o Estatuto do Estudante Internacional de março de 2014 não havia enquadramento para entrada direta de candidatos brasileiros no 1º ano dos cursos de graduação da Universidade de Coimbra. A única via de acesso à graduação era por transferência de curso de universidade brasileira para Coimbra, mas com um número de vagas muito limitada. Assim, os estudantes brasileiros aqui na instituição são, na maioria, alunos de mestrado e doutorado, de mobilidade ou de dupla titulação. Cada tipo tem mecanismos de seleção próprios.

Universidade de Coimbra

Por que vocês resolveram adotar o ENEM?

O sistema de ingresso português nos cursos de graduação é baseado em um concurso nacional de acesso muito próximo ao ENEM e não em vestibulares. Além disso, a expansão do ENEM no sistema de ingresso às universidades brasileiras tem sido impressionante e atesta um sistema de elevadíssimo padrão e transparência. Não faria sentido submeter os estudantes brasileiros com bons resultados no exame, a provas complementares para se candidatarem à nossa universidade.

Como é o processo de seleção?

Diferentes cursos da Universidade de Coimbra dão diferentes pesos a notas específicas do ENEM. Com base nessa pontuação, os alunos são seriados e distribuídos pelas vagas existentes.

Já houve aumento nas matrículas de brasileiros esse ano por meio do ENEM?

As matrículas ainda estão a decorrer pelo que ainda é cedo para responder a essa pergunta. Haverá ainda uma segunda fase em julho para as vagas remanescentes desta primeira fase. Mas de qualquer modo, haverá sempre um aumento dos alunos ingressados nos cursos de graduação, porque essa via era muito limitada antes da nova lei de março de 2014.

Quais os cursos mais procurados?

Os cursos mais procurados estão sendo Direito, Relações Internacionais, Engenharia Civil, Arquitetura, Economia e Informática.

Qual foi o número total de alunos brasileiros inscritos por meio do ENEM nesta primeira edição?

Recebemos 701 candidaturas e selecionamos para aceitação 247.

Saiba mais no site da instituição:

http://www.uc.pt/brasil/graduacao

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: