76% dos turistas afirmam que o Brasil é melhor do que eles imaginavam

Com o objetivo de pesquisar o imaginário sobre o Brasil, Paulo Almeida, mestrando em Comunicação pela Universidade de Brasília, foi a campo para descobrir as impressões que o país está causando nos turistas estrangeiros que vieram para a Copa do Mundo. Até agora, uma boa notícia: 76% afirmaram que o país é melhor do que eles imaginavam. Além disso, os brasileiros, a hospitalidade e a organização são o que mais estão chamando atenção dos gringos. “É muito bom saber que a maioria está gostando, já que a imagem do Brasil lá fora nem sempre é vista de uma maneira tão positiva, principalmente pela imprensa estrangeira. Vejo ainda que a Copa está influenciando no resgate da nossa própria identidade, que estava um pouco esquecida. O Brasil é sim uma terra de um povo pacífico, alegre, cordial e apaixonado por futebol”, afirmou o mestrando.

O estudo foi feito de 20 a 30 de junho, com 55 turistas, entre 15 e 60 anos, vindos de 16 países: França, Noruega, Gana, Colômbia, Venezuela, Estados Unidos, Canadá, México, Rússia, Inglaterra, Austrália, Escócia, Suécia, China, Portugal e Japão. A pesquisa foi feita em Brasília (DF) e os entrevistados haviam passado por outras cidades, como Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Cuiabá (MT), Anápolis (GO), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Búzios (RJ), Ilhéus (BA), Recife (PE), Ubatuba (SP).

O trabalho será apresentado em parceria com sua orientadora, drª. Célia Ladeira Mota, no Congresso Internacional de Humanidades no Chile.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: