Ferramentas especiais na internet podem ajudar na educação

Isabel Lyra*

Por ser democrático, dinâmico e mais informal, o ambiente virtual proporciona experiências diferentes daquelas que acontecem em sala de aula. Prova de que essas novas experiências podem ser satisfatórias aos processos de aprendizagem é o sucesso de espaços virtuais que contam com ferramentas especiais para a difusão de conteúdo estudantil, entre eles o ExamTime e o Descomplica.

Com uma série de recursos que enriquecem a experiência online para alunos e professores, o ExamTime é um portal voltado à otimização da vida estudantil. Por meio de planos de estudo, calendários, notas e fichas de estudo, o site permite a organização de conteúdos, realização de resumos, agendamento dos horários de estudo e anexação de imagens, links e arquivos. Por meio dele, também é possível criar e realizar simulados e criar grupos de estudos para o compartilhamento de informações com outros usuários. Vale ressaltar que todas as ferramentas são gratuitas e compatíveis com diferentes plataformas, como tablets, computadores e smartphones.

O portal Descomplica, por sua vez, tem caráter versátil e flexível. No espaço, é possível acessar vídeos com músicas criadas e interpretadas por professores e alunos. No conteúdo das canções, estão as matérias que caem nos vestibulares mais concorridos do país. Aula ao vivo, monitorias e correções de redação também estão disponíveis no site. Por meio de tais iniciativas é possível verificar o papel da tecnologia na educação e vivenciar a história em tempo real.

*Isabel Lyra é leitora do blog Edson Machado e nos enviou este artigo para publicação. Quer participar do blog? Envie seu texto para blogedsonmachado@gmail.com.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: