Sisutec: estudantes aprovam programa que oferece bolsas gratuitas em cursos técnicos

Lançado em agosto de 2013, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) está mudando a vida de muitos brasileiros. Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), com o apoio de instituições públicas e privadas de ensino superior, o programa oferece vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tornando-se um importante caminho para a educação profissional no país.

O programa está na sua primeira turma, mas a ideia é que o processo seletivo seja feito duas vezes por ano e sempre no inicio de cada semestre. A inscrição é gratuita e ocorre em uma única etapa, exclusivamente por meio da internet. Para participar é simples: as instituições de ensino ofertam vagas para este sistema e ao final do período de inscrição selecionam os candidatos com melhores notas no Enem e dentro da média de corte para o curso selecionado. Foi assim que José Flávio Souto, de 44 anos, conquistou a vaga no curso de Logística, no Centro Universitário IESB, em Brasília. “Trabalho na área há cinco anos, mas não tinha um diploma. Fiz o Enem para tentar uma vaga em uma faculdade, mas não consegui entrar. Foi então que fiquei sabendo do Sisutec, no ano passado. Fiz minha inscrição para o curso técnico de Logística, fui chamado e agora estou me candidatando para um melhor posicionamento no mercado de trabalho”, destaca o estudante.

DSC00010 (480x640)

José Flávio Souto/ Foto Blog Edson Machado

E quando as vagas pelas notas do Enem não são preenchidas, há ainda a chance para quem não fez o exame ingressar no programa por meio das vagas remanescentes. Este foi o caso de Rosana Souza, 50 anos. A aluna, que sempre trabalhou com buffet de festas, aproveitou a oportunidade para ampliar o conhecimento na área de gastronomia, ocupando uma cadeira no curso Técnico em Panificação. “Agora o próximo passo é montar meu próprio negócio. Quero abrir uma boutique de pães e colocar em prática tudo que aprendi na sala de aula”, disse a estudante. Quanto à grade curricular, Rosana destaca as aulas práticas e as de empreendedorismo, ministradas logo no primeiro módulo do curso. “São matérias importantes que me dão confiança para trabalhar e me ensinam a ter uma visão empreendedora. Quando acabar o curso, pretendo abrir minha empresa e empregar outras pessoas”, afirma Rosana.

 

DSC00001-002 (584x640)

Rosana Souza/ foto Blog Edson Machado

Trabalhar com o que gosta também é o sonho de Bernardo Ferreira, 28 anos. Apenas dois meses de cursos foram suficientes para que ele conseguisse um emprego na área de gastronomia. “Como não tinha experiência neste segmento, o curso técnico foi fundamental para conquistar meu primeiro salário”, conta Bernardo, que pretende continuar os estudos. “Quando terminar este curso quero começar outro. Meu objetivo é agarrar estas oportunidades ao máximo para garantir meu sucesso profissional e melhorar minha carreira”, disse animado.

A primeira edição do Sisutec, que aconteceu no segundo semestre de 2013, ofereceu em todo o Brasil 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos. Em Brasília, o Centro Universitário IESB foi responsável por mais de 50% das vagas em todo o Distrito Federal. Foram mais de 4.400 vagas, distribuídas em cursos como Técnico em Cozinha, Técnico em Automação, Técnico em Sistemas de Energia Renovável, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Técnico em Produção de Moda, Técnico em Design de Calçados e outros. “O IESB oferece cursos com qualidade e que têm uma grande demanda. Nossa preocupação é que os alunos já saiam daqui empregados”, destaca o professor Murilo Pereira, coordenador dos cursos técnicos do Centro Universitário IESB.

 

A próxima edição do Sisutec acontece em março. Mais informações sobre o programa no site: http://sisutec.mec.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: