Problemas de visão podem influenciar o rendimento escolar

Foto óculos

O relatório Saúde Ocular no Brasil- 2012, publicado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, aponta 15 milhões de crianças em idade escolar com erros de refração – miopia, astigmatismo e hipermetropia, que causam dificuldade para enxergar e podem interferir no aprendizado. “Estas alterações, quando não corrigidas, podem ser a causa de mau desempenho escolar. Pais e professores podem ajudar observando os sintomas da criança e do adolescente. Queixas como dor de cabeça, ardência e dores oculares, além de dificuldade para enxergar o quadro são indicativos de que possam apresentar algum distúrbio de visão”, afirmou a dra. Doroteia Matsuura, clínica geral e chefe da Oftalmopediatria do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

O erro refracional não corrigido é uma das causas de ambliopia ,“olho preguiçoso” ou mau desenvolvimento de visão. A incidência de ambliopia varia entre 0 e 5% da população geral. A Organização Mundial da Saúde estima em 153 milhões o número de pessoas com deficiência visual devido a erros de refração não corrigidos, dos quais oito milhões são cegos. “Os erros de refração não corrigidos são a principal causa de deficiência visual. São alterações que podem ser diagnosticadas com o exame oftalmológico”, afirma a dra Doroteia.

A oftalmologista do HOB ressalta, entretanto, que não apenas crianças devem ter este cuidado com os olhos. Segundo ela, exames oftalmológicos de rotina devem ser feitos sempre e em todas as idades. Antes de começar as aulas, por exemplo, é aconselhável uma avaliação médica para garantir melhor aproveitamento escolar. “Os estudantes que já usam óculos também devem fazer avaliações anuais, mesmo que aparentemente estejam enxergando bem, pois os óculos podem estar incorretos ou fracos. Alguns simplesmente não usam mesmo sabendo da necessidade. Isto prejudica seu rendimento, tanto na sala de aula quanto no seu estudo em casa, pois pode causar dores e cansaço”, explica.

A médica ainda dá dicas de cuidados que devem ser tomados para assegurar a saúde de seus olhos. “O melhor lugar para estudar é sentado à frente de uma mesa ou escrivaninha, com a luminosidade adequada. O mais indicado é usar uma luminária e a luz nunca deve ser direcionada para os olhos, mas direto para livro que está sendo lido”, acrescenta Doroteia Matsuura, do HOB.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: