UnB adota o ENEM: Veja dicas para entrar na universidade

UnB Alexandra Martins

Os alunos que buscam ingressar na Universidade de Brasília devem lembrar que o modo de seleção mudou. O vestibular do início do ano foi substituído pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A decisão passa a valer para o ingresso no 1º semestre de 2014. O Programa de Avaliação Seriada (PAS) será mantido, assim como o vestibular do meio do ano.

De acordo com o professor Reiner Veloso Godoy, do colégio ALUB, essa modificação pode exigir um preparo ainda maior dos candidatos, já que a concorrência é nacional. “Alunos de outras regiões, que por alguma circunstância não tentariam uma vaga na UnB, com uma boa nota no ENEM passa a se interessar pelo processo”, alerta. Para ele, a partir de agora, quem busca uma vaga na instituição deve ficar atento e se preparar para um novo formato de prova. “O vestibular tradicional da Universidade de Brasília é diferente do ENEM. Por exemplo, enquanto a UnB cobra prova de redação e questões abertas e fechadas, o ENEM cobra questões de múltipla escolha, com alternativas A, B, C e D, além da prova de redação – item muito importante no exame. Enquanto que no ENEM as questões são mais segmentadas e bem definidas dentro de cada área, o vestibular da UnB foca na interdisciplinaridade do conteúdo”, explica o professor.

Especialista em Humanas, Reiner orienta ainda o aluno a focar na história e geografia do Brasil. “O ENEM tem tendência a cobrar muito o que é nacional, mas também é importante o estudante estar por dentro dos últimos acontecimentos e saber relacionar os assuntos com o passado histórico. Por exemplo, saber fazer um link entre as manifestações que estão acontecendo no país com o impeachment do presidente Fernando Collor”, afirma.

 

UnB - Foto Alexandra Martins

Ficar por dentro dos últimos acontecimentos é uma das dicas para se dar bem na provas. Fotos: Alexandra Martins.

O professor ainda ressalta a importância de se ter organização e bom senso na hora de estudar. Ele lembra que se o candidato já concluiu o ensino médio e ainda não está em uma rotina de estudo, é importante que comece a se programar o quanto antes, com pelo menos três horas de estudo por dia. Se for um aluno mais preparado, a dica é revisar o conteúdo. “Fazer provas anteriores é uma ótima opção para conhecer melhor a forma como os itens são cobrados”, orienta Reiner.

Sobre o vestibular tradicional da UnB, que acontece agora somente no meio no ano, o especialista ressalta a importância de treinar a interdisciplinaridade, característica comum das provas da Universidade de Brasília. “Saber, por exemplo, que um único tema pode estar presente em questões de português, geografia, matemática, química, biologia e exercitar este conhecimento”, conclui o professor.

Anúncios

9 Responses to UnB adota o ENEM: Veja dicas para entrar na universidade

  1. Tony Junior says:

    Não terminei o médio. Posso concorrer a uma vaga na UnB?

  2. Thainá Cruz says:

    o extensivo ajuda para quem quer entrar na unB?

  3. Vitória Reis says:

    O vestibular no meio do ano oferecido pela UNB é válido para todos os cursos? Qual a diferença entre ele, e agora no caso, o enem?

  4. eu nao vou fazer o enem este ano,tem como eu entrar na universidade sem fazer o enem?

  5. lia says:

    Vai dar pra entrar pra unb pelo Enem 2015?

  6. Obrigada é uma grande oportunidade !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: