Inscrições no Sisutec começam hoje

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) começam nesta terça-feira (6), e seguem até a próxima segunda-feira, dia 12 de agosto. Lançado pelo governo, o Sisutec vai oferecer a Bolsa Formação Estudante no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) com o objetivo de preencher as vagas no ensino técnico e facilitar o acesso aos cursos técnicos para quem já terminou o Ensino Médio. Para a seleção, será considerada, prioritariamente a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não zeraram a redação. As vagas remanescentes serão destinadas aos alunos que tenham diploma de segundo grau. É permitido fazer a graduação e o curso técnico simultaneamente, mesmo que o aluno tenha FIES.

Em todo o Brasil serão oferecidas 239.792 vagas.  Inscrições deverão ser realizadas diretamente no site do SISUTEC link:  http://sisutec.mec.gov.br/. Os cursos com maior oferta são os ligados à tecnologia da informação, saúde e área industrial. Os estados onde há maior oferta são São Paulo (76 mil), Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (27 mil), Paraná (17 mil) e o Distrito Federal (8 mil).

Em Brasília, o Centro Universitário IESB vai oferecer 4.400 vagas gratuitas, mais de 50% das vagas totais ofertadas em todo o Distrito Federal. De acordo com o professor Murilo Pereira, coordenador dos cursos técnicos da instituição, a bolsa dá uma nova chance aos alunos que queiram se profissionalizar e ingressar no mercado de trabalho rapidamente, já que os cursos duram até três semestres. “A Bolsa Formação é uma ótima oportunidade para os alunos que concluíram o Ensino Médio e ainda não teve acesso a uma universidade. Como o curso será 100% gratuito para os interessados, com certeza vai permitir que as pessoas tenham uma formação profissional”, avalia o professor.

As vagas no Centro Universitário IESB serão oferecidas nos três campi da instituição em Brasília: Centro Universitário IESB Asa Sul, Asa Norte e Ceilândia. Entre os cursos técnicos, estão na lista: Técnico em Cozinha, Técnico em Automação, Técnico em Sistemas de Energia Renovável, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Técnico em Produção de Moda, Técnico em Design de Calçados e outros. “O IESB oferece cursos com qualidade e que têm uma grande demanda. Nossa preocupação é que os alunos já saiam daqui empregados”, destaca o professor.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14/08, com matrículas nos dias 15 e 16 de agosto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: