Mercado cultural em expansão destaca curso superior de Teatro

O mercado de trabalho mudou. Está mais exigente e necessita de um profissional mais capacitado. Muitas profissões que antes exigiam apenas talento vocacional pedem também conhecimento teórico e um bom currículo para se destacar e conquistar o sucesso. É o caso do Teatro.

 

Sequence 01.Still002

Se você pensa em cursar Artes Cênicas, uma boa notícia: o leque de opções para este bacharel é imenso. Além de atuar em espetáculos, o profissional pode trabalhar nas áreas de cenografia, direção teatral, dublagem, produção, escrever peças, novelas, filmes, fazer críticas em veículos de comunicação, elaborar obras didáticas, ministrar aulas em escolas, entre outras.

Além disso, a propagação da internet e os investimentos crescentes no país em cultura oferecem um espaço significativo para o setor. O Ministério da Cultura, por exemplo, lançou o Plano Nacional de Cultura e priorizou 53 metas até 2020. Entre elas, aumento em 100% no total de pessoas qualificadas anualmente em cursos, oficinas, fóruns e seminários com conteúdo de gestão cultural, linguagens artísticas, patrimônio cultural e afins.

Seguindo este caminho, o curso de graduação em Teatro do Centro Universitário IESB, em Brasília, vem ganhando destaque e atraindo muitos estudantes. O aluno Carlos Moreira está no segundo semestre e vê o curso como uma porta para o mercado. “Aqui no IESB recebemos uma ampla capacitação na área. As aulas oferecem uma base significativa de interpretação e gestão para espetáculos cênicos, cênico-musicais, recitais, esquetes humorísticos e projetos de pesquisa”, conta o estudante.

De acordo com Fernando Martins, coordenador do curso da instituição, as aulas têm por objetivo contemplar a multiplicidade criativa do aluno, trabalhando os elementos componentes da linguagem teatral e preparando o profissional para exercer a função, não só de ator, mas também para atender toda a demanda que a área oferece. “Os profissionais de teatro não dependem somente de talento. Com uma formação sólida, o aluno pode obter sucesso em diferentes áreas, como o mercado publicitário, cinema,televisão, projetos autorais na internet e outros”, explica o professor.

O curso superior de Teatro do Centro Universitário IESB é destinado aos concluintes do Ensino Médio e aos interessados na área de Artes Cênicas e tem duração de quatro anos.

Para conhecer um pouco mais sobre o curso, o blog de educação Edson Machado visitou a instituição. Veja o vídeo:

19 de agosto é o Dia do Artista de Teatro

Anúncios

One Response to Mercado cultural em expansão destaca curso superior de Teatro

  1. ELIZEU LIMA DE MOURA says:

    preciso de um curso de arte cenica….. nao teatro.embora o curso de teatro pareça ser um otimo curso!!! a faculdade e muito boa .so falta acrescentar este cursooooo que e muito importante,,para quem quer ingressar somente na televisao.obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: