Veja dicas para prova de redação da UnB

Professor Rafael Riemma

As provas para o 2º vestibular 2013 da Universidade de Brasília (UnB) serão realizadas nos dias 8 e 9 de junho. E para quem precisa de dicas para a prova de redação, o blog de educação Edson Machado conversou com o professor Rafael Riemma, coordenador de Português do colégio Galois, em Brasília. “Como a prova da UnB é temática, a primeira dica é ler todas as questões com bastante atenção e buscar ideias que possam ser usadas no texto”, afirma o professor.

Riemma destaca ainda a importância de selecionar elementos concretos, mesmo quando é proposto um tema abstrato. “É fundamental ser objetivo no desenvolvimento da redação. Induzir a diferentes interpretações pode ser perigoso”, ressalta.

Prestar atenção na estrutura da redação também é importante. “Lembre-se sempre que o texto deve ter introdução, desenvolvimento e síntese. Uma sugestão é usar um tópico frasal logo no início do parágrafo, para servir de base para o desenvolvimento das ideias. É como se ele puxasse o assunto por meio de uma afirmação ou uma questão apontada pelo autor. Por fim, uma dica simples, mas sempre útil, é evitar o uso do pronome na primeira pessoa”, conclui o especialista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: