Centro Universitário IESB inaugura Instituto Eda Coutinho

DSV_3330

O Centro Universitário IESB comemora 15 anos e entre as ações para celebrar a data, a instituição lançou o Instituto Eda Coutinho. A iniciativa tem como finalidade desenvolver oportunidades de fomento à educação por meio de projetos e de parcerias que buscam a implementação de ações educacionais, ambientais, culturais, além da geração de novos empreendimentos, promovendo consultorias, criação de negócios, pesquisa e capacitação profissional.

Para inaugurar o instituto, o IESB promoveu um talk show com o tema “Empreendedorismo Sustentável e Inovação” e contou com a participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do professor dr. Paulo Nogueira Neto, primeiro ministro do Meio Ambiente do Brasil; além de uma palestra com o gerente do SEBRAE nacional, Enio Pinto.

A professora Eda Coutinho B. Machado, reitora do Centro Universitário IESB, abriu o evento e falou sobre a importância de se preocupar com a questão ambiental e planejar o futuro. “Toda vez que vou a uma reunião do Clube de Roma, eles me mostram um quadro triste sobre o meio ambiente e afirmam que em 2050 as coisas vão ficar ainda pior. Por isso, é importante agirmos imediatamente”, disse a professora, destacando a importância da participação de todos e da ação do governo sobre as políticas públicas. “Aqui no IESB também estamos preocupados e já começamos a trabalhar. Temos projetos, como parcerias com o Tribunal Regional do Trabalho e com catadores de produtos recicláveis, por exemplo, e fazemos a maior força para que nossos jovens colaborem e sejam agentes de mudança, mas precisamos contar com a participação de todos porque é uma grande tarefa”, afirmou a reitora.

 

DSV_3374

Professora Eda Coutinho B. Machado, a ministra Izabella Teixeira e dr. Paulo Nogueira

Pioneiro na defesa do verde no país, dr. Paulo Nogueira Neto disse ainda que o meio ambiente é muito bom para unir as pessoas. “Quando trabalhamos com o tema temos que agir com a comunidade. É esta união que nos confere força para conseguirmos nossos objetivos”, disse o primeiro ministro do Meio Ambiente do Brasil, que em sua trajetória criou leis importantes como da Política Nacional do Meio Ambiente, com punições para poluidores e desmatadores. “No começo era muito difícil. As pessoas não consideravam o assunto importante”, lembrou o professor.

Para a ministra Izabella Teixeira, o meio ambiente não pode ser visto como um entrave para o desenvolvimento, mas como uma oportunidade para que ele ocorra. Segundo ela, colocar a questão na centralidade das opções é o que começa a nortear o redesenho da política ambiental brasileira em face do que se debate sobre o assunto  tanto dentro do país, como no exterior. “Para mudar essa consciência é necessário haver uma aliança entre sociedade, governo e o setor produtivo”, afirmou a ministra.

O gerente do Sebrae nacional, Enio Pinto, destacou ainda a importância dos novos empreendedores abraçarem a questão da sustentabilidade e elogiou o trabalho do IESB. “O Brasil tem hoje uma média de 600 mil novos negócios formalizados no país anualmente, uma marca que nos coloca em primeiro lugar no ranking de novas empresas formais por ano no mundo. Então, um trabalho como o do IESB de formar alunos inovadores e conscientes com a importância da sustentabilidade e uma iniciativa como esta do Instituto Eda Coutinho de preparar novos consultores preocupados com esta causa é altamente coerente e importante para qualificar melhor esses novos empreendedores que estão crescendo no país”, concluiu o especialista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: