IESB lança a ESPB: Escola Profissionalizante de Brasília

O Centro Universitário IESB lançou esta semana a Escola Profissionalizante de Brasília – ESPB, que oferece quatro cursos técnicos nas especialidades Estética, Enfermagem, Informática e Cozinha. Os cursos são oferecidos por módulos com duração média de 12 semanas, sendo que o tempo total de cada curso é entre 12 e 24 meses no máximo. Para ingressar, o aluno precisa ter o Ensino Médio completo ou estar cursando o último ano.

EMKT ESPB - I

Estão disponíveis para os estudantes laboratórios específicos, biblioteca com vasto acervo e uma central de estágio – criada em parceria com empresas públicas e privadas – para que o aluno possa vivenciar na prática tudo o que aprendeu em sala de aula. Os certificados são concedidos ao fim de cada módulo, assim o egresso da Escola Profissionalizante de Brasília estará apto a exercer as atividades da profissão mesmo antes de concluir os estudos.

O blog Edson Machado conversou com o professor Murilo Anderson Pereira, coordenador da ESPB.

Qual a finalidade da ESPB?

Nossa intenção é qualificar, profissionalizar e atualizar trabalhadores jovens e adultos, concluintes do Ensino Médio ou que ainda estejam cursando, visando a sua inserção e melhor desempenho no exercício da profissão.

Foi feita uma pesquisa para avaliar a necessidade de profissionais dos cursos oferecidos pela ESPB no mercado de trabalho?

Sim. O mercado de trabalho tem hoje um déficit de mão de obra técnica qualificada. Veja o caso dos técnicos de enfermagem. De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal, até o fim de 2013, três mil técnicos da área vão entrar em processo de aposentadoria, gerando uma grande expectativa de empregabilidade só no serviço público.
No setor de cozinha falta 70% da mão de obra em bares e restaurantes.
O curso de informática também merece destaque. Há uma previsão que, se continuarmos nesse ritmo de formação profissional, nos próximos cinco anos vão faltar cerca de 100 mil técnicos de informática. E isso também vale para o setor de estética. De acordo com a pesquisa “Pontencial anual de consumo para produtos de beleza por classe”, feita recentemente pelo IBOPE, os dados apontam um grande aumento do consumo da classe C, que corresponde cerca de 52% dos domicílios no país. Então precisamos estar preparados para enfrentar este futuro próximo.

Os cursos de tecnólogo que já são oferecidos pela instituição entram no projeto da escola profissionalizante?

A escola técnica é uma formação técnica profissionalizante. É diferente dos cursos de bacharelado e tecnólogos, que são de terceiro grau. É portanto uma nova opção para o aluno do ensino médio que poderá obter uma profissão mais rapidamente.

Que tipo de diploma a instituição vai oferecer?

Certificações que ocorrem ao longo do curso e uma no final. Esses certificados se somam ao diploma do ensino médio que o aluno já tem. É importante destacar que todas as aulas estão adequadas ao catálogo nacional dos cursos técnicos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e todos cursos são autorizados pela Secretaria de Educação do DF.

Os cursos serão ministrados somente no campus IESB Oeste, QNN 31, em Ceilândia Norte. As informações sobre valor de cada curso estão disponíveis no endereço eletrônico.

http://www.espb-iesb.com.br  ou pelo telefone: (61) 3340-3747

EMKT ESPB - II

Anúncios

6 Responses to IESB lança a ESPB: Escola Profissionalizante de Brasília

  1. Edilayne Xavier says:

    Tem como eu conseguir uma bolsa Integral para algum desses cursos.desde já agradeço.

  2. Maria jucilene lima says:

    Gostaria de fazer o curso de estetica, tem como conseguir metade da bolsa?

  3. Flaviana says:

    Queria saber quando comeca o curso tecnico enfermagem.e os dias e as h

  4. katiele says:

    como faço minha inscrição?

  5. Eva Vanusa Schmidt says:

    Quero um curso na área da beleza, tenho salão de beleza e gostaria de me profissionalizar melhor!

  6. Thaís says:

    Onde está localizada ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: