Podemos acreditar nas notas do ENEM?

Num universo de 4,1 milhões de redação do Enem 2012, cerca de 300 textos apresentaram algum tipo de “inserção indevida”: trechos aleatórios e citações desconexas com o tema do ano passado – movimento imigratório para o Brasil no século 21. A Folha de São Paulo mostrou uma redação em que o aluno usou trechos do hino do Palmeiras em um dos parágrafos da prova e recebeu nota 500. A nota máxima é 1.000. O Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame) afirmou que a irreverência do aluno não justifica uma nota zero. “Retirando-se do texto os trechos do hino transcrito pelo participante, ainda restaram ideias e argumentos aproveitáveis ao desenvolvimento do tema”, afirma nota técnica do órgão.

“As capitais, praias e as maiores cidades são os alvos mais frequentes dos imigrantes, porque quando surge o alviverde imponente no gramado onde a luta o aguarda, sabe bem o que vem pela frente e que a dureza do prélio não tarda”, afirma trecho do texto, em referência ao hino do Palmeiras.

Argumento semelhante foi dado para justificar a pontuação de redação que citou receita de Miojo, como revelou ontem o jornal “O Globo”. A pontuação final nesse caso foi 560. “Acrescente-se ainda que o texto, em sua totalidade, não fugiu ao tema, e não feriu os direitos humanos. Tampouco cabe dizer que o participante teve a intenção de anular sua redação, uma vez que dissertou sobre o tema e não usou palavras ofensivas”, justificou o MEC.

Professores de redação, entretanto, ponderam que a nota dada ainda é muito alta. “No mínimo, o aluno não está levando a sério o trabalho de avaliação do Enem, o que já deveria ser motivo de repreensão”, afirma Waldson Muniz, professor de português do ensino médio do colégio Galois, em Brasília. “E ele fugiu completamente do assunto. É como se eu estivesse numa entrevista e começasse a falar de futebol. Onde está a sequência do raciocínio?”, questiona o professor.

Editoria de Arte/Folhapress

Fonte: Folha de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: