Precisamos de mais médicos? (parte II)

Por Edson Machado

Concluímos nosso comentário no post anterior dizendo que nas localidades de baixo desenvolvimento o que faltam não são médicos, mas sim, serviços de saúde que utilizem os médicos (veja aqui). Parece que não é assim que entendem os ministérios da educação e da saúde. De fato, as exigências para a abertura de novos cursos são de ordem a supor que a localização pretendida já conte com um suporte mais do que razoável em termos de serviços. Começando com um hospital com pelo menos cem leitos disponíveis para o ensino, dos quais mais da metade para atendimento do SUS, além de unidade de atendimento de urgências, chegamos ao cúmulo de uma exigência de pelo menos três programas de residência médica credenciados nas áreas básicas.

Ora, é sabido que a oferta de vagas nas residências é da ordem da metade do número de graduandos, razão pela qual os novos bacharéis tem que buscar outras formas de obter a especialização pretendida (muitas vezes no exterior!). Ou seja, a existência de programas não é garantia de acesso dos formandos, mas sem residência, não tem emprego.

Duvido que uma comunidade que atenda os requisitos da Portaria Normativa do MEC já não ofereça um ou mais cursos de medicina, mas certamente existirão aquelas que não conseguem atendê-los simultaneamente. Será que estas serão atendidas pelo novo programa de atração de médicos estrangeiros?

Quando estava escrevendo este post, fui surpreendido pela notícia de que o MEC pretende aplicar critérios assemelhados para a criação de novos cursos de direito e talvez outros. Valerá outro comentário quando a notícia for confirmada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: