Dicas para economizar na hora de comprar o material escolar

Com a volta às aulas, pais de crianças em idade escolar começam a se preocupar com uma das principais despesas do mês de janeiro: a compra do material escolar.

 

Fonte: Agência Brasil /Foto:Marcelo Camargo/ABr

Negociar descontos nesta hora é a recomendação que a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon) faz aos pais. “O pagamento à vista é uma forma de barganhar, de conseguir algum desconto. A compra em grande quantidade também pode trazer mais benefícios para o consumidor nessa questão do desconto”, diz a assistente técnica do Procon-SP Maíra Feltrin Alves.

Veja outras dicas para não entrar no vermelho:

  • Juntar um grupo de pais. Pela compra comunitária, é possível conseguir produtos diretamente de fornecedores no atacado ou em papelarias, livrarias e editoras que aceitem negociar em grande quantidade.

  • Pesquisar preços. De acordo com a Agência Brasil, um levantamento feito pelo Procon entre 19 e 21 de dezembro verificou diferença de 258,49% entre duas lojas no preço de um apontador de lápis. Ele custava R$ 1,90 em uma loja do centro e R$ 0,53 em outro da zona leste da capital paulista.

  • Reaproveitar alguns produtos não usados na lista anterior.

  • Ficar atento à qualidade dos produtos.

  • Outra armadilha para os pais é atender aos pedidos de crianças que querem produtos com desenhos de personagens e com logotipos, geralmente mais caros. Acompanhada das duas filhas, Larissa Maniatakis, de 6 anos, e Mariana Maniatakis, de 12 anos, Sandra tentava evitar esse tipo de compra. “Deixo elas escolherem a capa do caderno. As outras coisas, eu vejo o que é melhor”, contou Sandra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: