IESB encena O Mambembe e lança curso superior em Teatro

_DSC5729 1

De 6 a 16 de dezembro, o campus da Asa Sul do Centro Universitário IESB se transforma no palco de O Mambembe, uma das várias burletas (comédias de costumes musicadas) escritas por Arthur Azevedo. A montagem da peça é uma iniciativa da Reitoria para divulgar o curso superior em Interpretação Teatral, que começará em 2013. No elenco, 14 atores entre estudantes e atores profissionais, selecionados por meio de audiências no IESB, em agosto, e mais quatro músicos dividem a cena para contar a saga de uma trupe teatral que viaja pelo interior do Brasil.

Escrita em 1904, O Mambembe é uma paródia de melodramas que critica o descaso dos governantes para com a arte dramática e conta as dificuldades e contrariedades de um grupo de artistas para atrair público para suas apresentações. A peça é centrada nas personagens Laudelina, moça que deseja ser atriz, Frazão, o empresário do grupo mambembe, e Pantaleão, um coronel que financia as despesas da trupe com o intuito de atrair a jovem atriz. O texto revela-se uma sátira dos costumes interioranos e sugere tipos cômicos irresistíveis, além de números musicais. As situações difíceis enfrentadas pelos personagens representam uma espécie de hino de amor ao teatro.

 

_DSC5851 1

O diretor da peça André Amaro, coordenador do Curso do IESB, também é responsável pela adaptação da peça. Diversos gêneros teatrais – a farsa, a comédia, a commedia dell’arte, o mamulengo, o clown, a mímica, o melodrama – são contemplados nesse musical que ganhou composições e letras inéditas de Jorge Brasil. A montagem insere ainda um trecho da peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, em homenagem ao centenário do dramaturgo que instaurou a modernidade no teatro brasileiro.

As apresentações são gratuitas, com sessões de quinta a domingo, a partir das 20 horas, com indicação livre. Os convites podem ser retirados nos campi do Centro Universitário IESB, das 09h às 12h e das 14h às 18h.  Secretaria da Pró-Reitoria do IESB Sul (614/615 sul), Gabinete da Reitoria IESB Norte (609 norte) e Superintendência do Campus do IESB Oeste (QNN 31, Ceilândia Norte).  Mais informações pelo telefone 3340-3747

O Curso de Teatro

O Bacharelado em Teatro do Centro Universitário IESB abre sua primeira turma no primeiro semestre de 2013.  As práticas de palco previstas no Plano Pedagógico do Curso visam desenvolver as aptidões do atuante em três campos: a interpretação teatral (considerando interpretação de textos dramáticos e a expressão corporal), o canto e a dança.

A proposta do Curso de tem ainda o seu grande diferencial: a criação e manutenção de uma companhia teatral pelo IESB, a ser formada por egressos que se destaquem em sua atuação acadêmica. A companhia passará a encenar espetáculos de repertório, cumprindo temporadas comerciais.

Serviço:

Peça: O Mambembe, comédia musical de Arthur Azevedo

Direção: André Amaro

Local: Centro Universitário IESB, 613/614 sul

Datas: De 6 a 16 de dezembro, com sessões de quinta a domingo

Horário: 20h

Entrada franca mediante a retirada de convite nos campi IESB

Classificação: Livre

Mais informações: (61) 3340-3747

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: