Veja dicas para a 3ª etapa do PAS

Faltam 12 dias para a prova da 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Essa é a etapa final para conquistar uma vaga na Universidade de Brasília (UnB). Depois de fazer os exames em 2010 e 2011, os candidatos agora testarão os conhecimentos para ter uma resposta definitiva sobre o ingresso. Além disso, o teste tem peso três, o que pode ser determinante na conquista da vaga.

Para o primeiro semestre letivo de 2013, a UnB abriu aos inscritos nesta etapa 2.092 vagas em 96 cursos de graduação. Entre elas, 305 são para o Sistema de Cotas Sociais, que garante a reserva de oportunidades para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, negros, pardos, indígenas e de baixa renda. Os locais e o horário da realização da prova serão divulgados na data provável de 10 de dezembro.

Dentro desse prazo, ainda dá tempo de traçar uma estratégia para melhorar o desempenho na avaliação. Um dos itens que podem desclassificar candidatos é deixar de ler a lista de obras exigidas para a prova. São livros, filmes, pinturas e até óperas que os estudantes devem saber detalhar. A lista completa está no site do Cespe destinado ao PAS. Entre elas, estão São Bernardo, de Graciliano Ramos; o conto Felicidade clandestina, de Clarisse Linspector; e o poema Mãos dadas, de Carlos Drummond de Andrade.

O diretor pedagógico do Galois, Angel Prieto Andres, recomenda ainda a resolução de provas anteriores. “Eles precisam conhecer como o Cespe cobra o conteúdo do terceiro ano”, afirmou. Outra dica é fazer a leitura de assuntos gerais para ajudar na redação.

Arthur Youssif Mota, 17 anos, prepara-se para a prova de 16 de dezembro desde o começo do ano. Revisava o conteúdo após as aulas e não deixava matéria acumular. A rotina do estudante do 3º ano do ensino médio do Galois será intensificada. “Reduzi as aulas de natação e, além da revisão que tenho na escola, estudo mais quatro horas por dia”, contou.

Para conseguir abranger o maior número de matérias possível, o foco do rapaz é na resolução de exercícios. “Agora, não adianta correr atrás do que não aprendemos ao longo do ano. Vou revisar o que já sei para ir bem”, definiu o candidato a uma vaga em medicina na UnB.

Resultados

Os candidatos que fizeram as provas da 1ª e da 2ª etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) no último fim de semana (ver agenda) devem ficar atentos às datas dos resultados. Para os dois casos, o gabarito oficial preliminar das questões objetivas, dos tipos A, B e C, será divulgado em 5 de dezembro, no endereço eletrônico do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe): http://www.cespe.unb.br/pas. Quem não concordar com a resposta de alguma questão terá dois dias para apresentar recurso. As respostas definitivas desses itens estarão disponíveis na internet em 11 de janeiro.

Fonte: Correio Braziliense

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: