Para que serve o Enade?

Por Edson Machado

No próximo domingo (25), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) aplica em todo o país o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Mas afinal, para que servem o ENADE e as avaliações de curso conduzidas pelo MEC?

Na última semana, o Congresso colocou em debate a exigência do exame da Ordem para que os formados em Direito possam exercer a advocacia no território nacional. Em defesa desse exame, alguns argumentam que ele também existe em outros países. É verdade, mas há dessemelhanças importantes, em especial no que se refere a abertura de cursos, sua supervisão e avaliação, o papel dos Ministérios da Educação (quando existem!), a fiscalização do exercício profissional. Enfim, nem tudo que é bom lá é bom aqui e vice-versa. Seria bom que, além do oportuno debate público, o Congresso solicitasse um sério estudo comparativo antes de adotar a decisão. A prosseguir com a prerrogativa, apoiada em discutível interpretação da lei, que é concedida a OAB, por que não estendê-la a outras ordens?

Há muito tempo a corporação dos médicos vem reivindicando algo semelhante para a sua área. A recente decisão do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, que já comentamos aqui, veio dar força a essa tese.
Os defensores dos chamados “exames de estado” argumentam que eles apontam as deficiências do ensino, identificam as boas escolas e aquelas de baixa qualidade. Pode até ser mas o que os exames fazem mesmo é questionar todos os procedimentos de avaliação já aplicados no país.

Com tantas avaliações sendo criadas, voltamos a pergunta inicial do post:  afinal, para que servem o ENADE e as avaliações de curso conduzidas pelo MEC? Se estas avaliações não servem vamos acabar com elas e não criar outras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: