UnB destinará 12,5% das vagas para alunos de escolas públicas em 2013

O edital do Vestibular 2013 da Universidade de Brasília terá reserva de 12,5% das vagas para alunos de escolas públicas. Além disso, 20% das vagas continuarão reservadas para candidatos negros. Dessa forma, 32,5% das 2.092 vagas oferecidas serão destinados a algum tipo de cota. O Programa de Avaliação Seriada (PAS) também será modificado para destinar 12,5% das vagas para alunos de escolas públicas. No PAS não há cotas específicas para negros. Nesta segunda-feira, 15, o Diário Oficial da União publicou o decreto 7.824, assinado pela presidenta Dilma Rousseff na última quinta-feira à noite. O decreto regula a Lei de Cotas que destina 50% das vagas das universidades federais para estudantes que cursaram os três anos do ensino médio em escola pública. (veja aqui a íntegra do decreto)

Pela lei, as universidades devem se adaptar à lei até 2016, iniciando o processo imediatamente com pelos menos 12,5% das vagas. Na quinta-feira, o decano de Graduação, José Américo Garcia, explicou que, das 523 vagas da Lei de Cotas, metade será destinada a estudantes de baixa renda e a outra metade aos outros alunos de escolas públicas. “O aluno terá de fazer a opção por qual sistema ele prefere concorrer. É preciso deixar claro que a lei não afeta o sistema de cotas para negros instituído pela UnB em 2004”, afirmou.

Instituídas em 2004, as cotas para negros (20% do total) deverão ser reavaliadas em 2014, de acordo com decisão do Conselho Universitário à época. As 20 vagas destinadas ao vestibular aos indígenas, de caráter extra, também não passarão por mudanças até 2014 em decorrência do contrato da Universidade com a Fundação Nacional do Índio (Funai). 

As informações são da UnB Agência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: