9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Entre 15 e 21 de outubro acontece a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT-2012) com o tema principal “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Em Brasília, quem visitar a SNCT, no Pavilhão do Parque da Cidade, vai poder conferir várias atividades, entre elas, exposições de filmes, feira de ciência, palestras científicas e brincadeiras educativas.

Os alunos do Galois participam do evento e discutem temas importantes e atuais. Entre eles o projeto de Urbanização, que apresenta análise de imagens de satélite de Brasília nas últimas três décadas, para comparar a diminuição da área verde do DF e os impactos antrópicos na vegetação. Ainda fazem uma sugestão de sistema de captação de chuva para coletar e reutilizar a água pluvial como uma possibilidade para os problemas de reuso deste recurso natural em nossa cidade. Outro assunto abordado pelos estudantes é a etnofarmácia: extração de substâncias de plantas – como boldo, quebra-pedra e hortelã – para testar suas capacidades antibióticas em placas com bactérias e comprovar seus poderes curativos.

 

A diversão, com foco no aprendizado, também estará presente no stand do Galois com o jogo de cartas Decida, que vai abordar questões controversas nas áreas de biotecnociência, meio ambiente e bioética – discutindo temas polêmicos como os direitos dos portadores de HIV, as células-tronco, o aquecimento global e engenharia genética. O MindLab permitirá ao público participar de  jogos de raciocínio que buscam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais. E a demonstração dos robôs criados pelos próprios alunos dos ensinos médio e fundamental da instituição. “Trazer situações discutíveis para dentro da sala de aula deveria ser sempre uma missão da escola. Quando levamos nossos estudantes para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia estamos mostrando o lado prático da ciência, tornando-a interessante por meio de nossos projetos e instigando todos os visitantes a se preocuparem com a tecnologia não deixando apenas para os cientistas”, afirma Marcello Lasneaux, diretor pedagógico do Galois.

Outra instituição que também valoriza a participação na SNCT é o Centro Universitário IESB. Os cursos de Arquitetura e Design de Interiores oferecerão oficinas como a de planejamento de Bairros Sustentáveis, técnicas de construção de esculturas em arame dobrado. Já o de Jogos Digitais vai ministrar palestras sobre desenvolvimento de jogos 3D e modelagem, animação e ilustração de personagens e objetos. Estudantes de Engenharia da Computação e Ciência da Computação vão orientar alunos do ensino fundamental e médio a montar um pequeno robô usando um CD e materiais de baixo custo. Além disso, a equipe do Centro de Inovação Empresarial do IESB permitirá aos visitantes aprender como se faz um Curriculum Vitae, a como se portar em uma entrevista de emprego.

Anúncios

2 Responses to 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

  1. Matheus says:

    Ótima iniciativa!!

  2. Matheus says:

    Obrigado e parabéns!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: