Atenção! Eles estão chegando…

Por Edson Machado

A tão decantada “globalização”, associada à crise de emprego exacerbada pela situação econômica dos países europeus, está acelerando um novo fenômeno no campo demográfico: a migração de mão-de-obra qualificada em direção aos países em desenvolvimento. Convém enfatizar que estamos falando de migração de um grupo de pessoas qualificadas e não de agricultores ou operários do “chão-de-fábrica”.

Parece alguma coisa que não tem nada a ver com o Brasil, mas na realidade ainda pode vir a ser motivo de preocupação. Segundo recente reportagem da revista “Veja” (edição 2.289 em 3/10/2012), cerca de 500 mil imigrantes entraram no país desde 2010. Dados da Coordenação Nacional de Imigração do Ministério do Trabalho informam que, entre 2009 e 2012, quase 160 mil imigrantes tinham autorização temporária ou permanente de trabalho. Destes possíveis trabalhadores, 458 tinham doutorado, 2878 eram mestres, 87.700 eram portadores de diploma de nível superior e quase 49.500 eram profissionais de nível médio. É claro que esses números são pouco relevantes quando comparados ao de graduados pelo nosso sistema educacional no mesmo período, mas convém ficarmos atento às taxas de evolução, que são crescentes.

Outra análise interessante diz respeito à origem dos imigrantes: Estados Unidos e países da União Européia, somados, são os maiores contribuintes. No entanto, o fato é que se o imigrante vem de um país desenvolvido, é de se esperar que ele esteja mais preparado profissionalmente e que ele tenha frequentado um sistema educacional mais adiantado, que qualifica melhor seus alunos.

Será que estamos diante da outra face do nosso Ciência sem Fronteiras? Sem qualquer ranço de xenofobia, creio que esses números devem ser acompanhados de perto, e não apenas pelo Ministério do Trabalho. Eles têm tudo a ver com política educacional, ciência e tecnologia.

Anúncios

2 Responses to Atenção! Eles estão chegando…

  1. Pingback: Veja só que coincidência… « Edson Machado – Blog de Educação

  2. Pingback: Sinais trocados « Edson Machado – Blog de Educação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: