Temporada IESB

Centro universitário promove evento de moda, beleza e design

Estudantes, jornalistas, personalidades e profissionais da moda e design participaram da Temporada IESB – Fashion Design Beauty, promovido pelo Centro Universitário IESB. O evento, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de setembro, teve oficinas e bate-papos com profissionais renomados, como Alexandre Herchcovitch e Rodrigo Rosner; palestras sobre jornalismo de moda, estética, arquitetura e design; além de desfiles de estilistas de Brasília, maquiagem conceitual, acessórios de cabelos e apresentações de coleções de seis estudantes da instituição: Letícya Farias, Nathália Jatobá, Ricardo Rocha, Sandra Moser, Solange Bittar e Willian Maia.

Um júri especial elegeu os dois melhores trabalhos e premiaram as alunas Letícya Farias e Sandra Moser com uma bolsa de estudo no exterior cada uma. As instituições escolhidas foram a Nuova Accademia di Belle Arti, na Itália, e a Arts University College de Bournemouth, na Inglaterra.

 

O blog Edson Machado participou do evento e conversou com o estilista Alexandre Herchcovitch sobre o mercado de moda e a importância da profissionalização. Veja o bate-papo:

Como é falar sobre a sua rotina de trabalho para vários estudantes?

Adoro falar com alunos. Gosto de dividir meu conhecimento e principalmente falar sobre o mercado de trabalho, que muitas vezes passa despercebido por esta turma.

O que um estudante de moda tem que ter em mente?

Primeiro é descobrir o que ele quer fazer, porque dentro da moda não existe apenas a profissão de estilista, há várias outras especializações. Sendo assim, o aluno deve passar por todas as áreas deste segmento, definir qual a que ele mais se identifica e então se dedicar.

Como o aluno deve escolher a instituição de ensino?

Primeiro ele deve saber quem serão seus professores, quem se formou ali e prestar atenção sobre o foco do curso adotado pela instituição. Saber, por exemplo, se a faculdade se dedica mais em negócios ou criação e assim fazer a escolha certa.

O que o aluno pode esperar do mercado da moda hoje?

O mercado no Brasil está super competitivo e para se destacar é preciso ser diferente, ter uma identidade própria. Outro problema é que a maioria das empresas deste segmento estão situadas em São Paulo e Rio de Janeiro e muitas pessoas têm dificuldade para encontrar um mercado de trabalho fora desse eixo.

Qual a dica que você dá para quem quer cursar Design de Moda?

É na faculdade que as coisas acontecem, mas a dica é você aliar a prática com a teoria. Entender primeiramente que ser apaixonado por moda não é ser apaixonado por comprar roupa. E ter em mente que fazer um curso de Design de Moda envolve muita dedicação e trabalho.

Se você não fosse estilista, o que você seria?

Talvez arquiteto ou chef de cozinha. Alguma coisa ligada à criação.

 

Veja como foi o desfile dos alunos da instituição:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: