Feira Capital Estudante

Em Brasília, feira oferece orientações sobre formação profissional e dicas pra entrar no mercado de trabalho

São enormes as dúvidas que os estudantes têm na hora de escolher uma profissão. O elo entre satisfação pessoal e financeira nem sempre é possível e muitas vezes eles têm que decidir essas questões ainda bem jovens. Para esse público, será realizada em Brasília, no Pátio Brasil Shopping, entre os dias 16 e 19 de agosto de 2012, a primeira edição da Feira Capital Estudante. O evento, que conta com o patrocínio da Petrobras, tem como foco alunos do ensino médio, pré-vestibulandos e profissionais recém-formados. O principal objetivo da Feira Capital Estudante é orientar os jovens na determinação de suas prioridades e contribuir para a descoberta das carreiras que mais correspondam aos seus anseios.

A Feira Capital Estudante tem como meta reunir, no mesmo local, instituições públicas e privadas de ensino, empresas de capacitação profissional, alunos do ensino médio e os profissionais recém formados para, durante quatro dias, participarem de uma grande experiência e troca de informações sobre educação e mercado de trabalho. “É uma oportunidade ímpar de interagir com diversas instituições de ensino, empresas de recrutamento, bem como organizações de incentivo à educação e à cultura. A soma de tudo isso é essencial, numa fase tão delicada na vida dos jovens, que é a hora de escolher a carreira a seguir”, explica Helena Azevedo, coordenadora do evento.

A programação oferece ao público visitante testes vocacionais com resultados imediatos, simulados, oficinas de redação, cadastro de currículos para estágios, programas de trainees e emprego, palestras e talk-shows com personalidades como Marcelo Tas, MV Bill, Bianca Salgueiro de Melo e Laura Muller. “Teremos também dicas de ortografia, laboratórios vivenciais, mostras de carreiras em ascensão, possibilidade de estudos e trabalho no exterior, além de muitas outras surpresas“, adianta Helena.

Durante quatro dias, o público receberá esclarecimentos sobre as diversas profissões e suas áreas de atuações, faixa salarial, mercado de trabalho, cursos de graduação e pós-graduação, programas de intercâmbios e cursos de idiomas disponíveis no Distrito Federal. A organização espera receber cerca de 60 mil visitantes nos quatro dias do evento.

Dados do setor

De acordo com a Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal, atualmente, 110 mil alunos estão matriculados no ensino médio no DF, sendo 80 mil na rede pública e 30 mil na rede particular de ensino. Desses 110 mil, cerca de 20 mil formam-se todos os anos. Além disso, o Distrito Federal é notadamente referência nacional na preparação para ingresso em carreiras públicas.

O mercado de concursos públicos cresce mais de 40% ao ano e tem se tornado uma verdadeira indústria que movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano. Somente no DF são quase 200 mil concurseiros, a maioria deles saídos do ensino superior que, nos últimos 10 anos, dobrou o número de estudantes matriculados nas faculdades do DF. Hoje, 17,4% dos brasilienses com mais de 20 anos têm nível superior. Somente a UnB possui 31 mil alunos, além dos estudantes das 83 faculdades particulares espalhadas por todo o DF.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: