Educação e a Rio+20

Rio +20/Foto: Luiz Filipe Barcelos

Foi pequeno o espaço que a educação mereceu nas discussões e resoluções que integraram a conferência Rio+20. Com essa avaliação, o professor da UnB e senador Cristovam Buarque criticou a falta de interesse em colocar a educação na agenda mundial. “Dos 183 países-membros que participaram, apenas dez se referiram à educação”, lamentou o professor, durante o encontro semanal Quartas Sustentáveis, promovido pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, ocorrido nesta quarta-feira, 4 de julho. O objetivo do encontro foi fazer um balanço sobre os rumos e decisões que foram tomadas na Rio+20.

Jorge Chediek, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), teve uma visão mais otimista sobre os resultados do evento. Para Chediek, a conferência foi um sucesso e o documento final saiu melhor que o esperado, pois é algo voltado para o futuro, um item importante para a comunidade internacional, principalmente pelo fato de possibilitar o engajamento das entidades civis nas ações de desenvolvimento sustentável. O representante das Nações Unidas destacou ainda o amplo processo democrático de construção do documento: “foram 60 mil pessoas contribuindo, representando os mais diversos setores da sociedade”

Foto: Emília Silberstein/Agência UnB

“A Rio+20 não deu a devida prioridade à educação”, afirmou o professor Cristovam Buarque

A visão de Cristovam, porém, não se mostrou tão otimista. Segundo ele, as questões do consumo consciente e da economia verde ainda merecem atenção. “Devemos mudar a ideia de que progresso é consumo”, aproveitando para criticar as recentes medidas do governo federal de se facilitar, por exemplo, a aquisição de carros por meio da redução de impostos: “Por que tantos carros na rua? Emissão de carbono é algo que está na contramão do desenvolvimento sustentável”, complementou o senador.

Fonte: UnB Agência

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: