Crise nas universidades americanas

Edson Machado

Depois de várias críticas e manifestações, a Reitora da Universidade da Virgínia, a professora Teresa Sullivan (foto), reassumiu seu cargo na última terça-feira (26). Sullivan havia sido afastada do seu trabalho porque, de acordo com o conselho da universidade, ela estava sendo tímida nas ações de cortar custos e captar mais recursos para a instituição.

Ler artigo: Escassez de recursos causa demissão de Reitor

Foto/The Washington Post

O problema ocorrido na Universidade da Virgínia não é um caso isolado nos Estados Unidos e já ocorreu em outras instituições como, University of Oregon, University of Wisconsin, University of Illinois e University of Texas. “Será possível ser um presidente bem sucedido em uma universidade pública?”, perguntou o presidente da University of California, Mark G. Yudo. Isto mostra que o problema está se espalhando por todas as universidades públicas do país. Para a professora Molly Corbett Broad, presidente da American Council on Education, a assustadora redução do apoio financeiro do Estado coloca uma grande pressão sobre o campus e por isso, há uma crescente politização da gestão.

Situações como estas criam uma grande expectativa de que as universidades públicas promovam rapidamente importantes mudanças para aumentar a sua produtividade, assim como reduzir custos. O uso de modernas tecnologias educacionais tem sido visto como uma possível saída, como já vem sendo tentado por grandes instituições, como a Universidade Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Technology).

No Brasil, um processo como este seria praticamente impossível devido ao procedimento de nomeação de reitores das universidades públicas, que não depende da atuação dos seus colegiados. No entanto, a escassez de recursos governamentais também atinge fortemente as nossas universidades mais tradicionais. Nos últimos anos, o governo federal tem preferido criar novas universidades em vez de fortalecer as mais antigas e mais produtivas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: