Mais vagas na Medicina

Edson Machado

E nós não sabíamos que faltam médicos no Brasil: só temos 1,9 por mil habitantes, relação inferior a de muitos países, inclusive da América Latina. Qual é mesmo a relação recomendada pela Organização Mundial  da Saúde? Se não me falha a memória é 1,5. Esse é o número usualmente utilizado pelos conselhos profissionais, o nacional e os regionais, para provar que temos cursos de medicina demais. Por isso ninguém reclamou quando recentemente o Ministério da Educação mandou fechar vagas em cursos alegadamente de baixa qualidade: afinal pelo critério da OMS temos médicos demais!

A verdade é que temos, como aliás muitíssimo outros países, um sério problema de distribuição geográfica do nosso estoque de médicos, que está diretamente associado à distribuição regional da renda nacional. Assim como os hospitais e outros serviços de saúde, também os médicos se concentram nos centros urbanos mais ricos.

Nos anos 70, a Comissão do Ensino Médico do MEC já afirmava que na ausência de uma política nacional de saúde séria era ocioso discutir qual o número ideal de médicos para o país. Enquanto isso, é claro que devemos concentrar esforços na questão da qualidade.

Por outro lado nenhum dos comentários, favoráveis ou contrários às providencias do MEC, faz referência aos programas de residência médica. Ora, é sabido que todo profissional que se preza tem que passar por um programa de residência. Alguém já perguntou quantas vagas são oferecidas nesses programas? Será que elas são suficientes para o número de médicos que se graduam a cada ano ?

Agora o MEC tomou uma providência muito importante: vai criar novos cursos de medicina em universidades federais recém criadas. Será possível garantir qualidade do ensino nessas instituições ? Elas também irão oferecer programas de residência?

Reabertura das vagas de Medicina: Mercadante afirma que ainda não recebeu o processo

Corrupção no CNE!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: