UnB x Enem

Somente agora a Universidade de Brasília (UnB) está considerando a possibilidade de adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um dos procedimentos de acesso, substituindo o vestibular tradicional. O assunto ainda será analisado no Conselho de Ensino, ouvidas as coordenações de curso. Por seu turno, os estudantes estão propondo uma discussão mais ampla, tendo em vista os problemas ocorridos nas aplicações do exame.

Apesar desta iniciativa já está sendo adotada por várias instituições federais no Brasil, ela parece ir ao sentido contrário do que vem sendo adotado por um bom número de universidades nos países desenvolvidos, as quais tendem progressivamente a abandonar os testes padronizados como instrumento de seleção de novos alunos, substituindo-os por procedimentos próprios que vão desde testes individualizados até entrevistas pessoais.

Um dos principais argumentos para a utilização do Enem é a democratização do acesso à universidade. Na minha opinião, isso não ocorre porque o mecanismo de democratização é o Sistema de Seleção Unificado (Sisu),  que permite ao candidato “escolher” a universidade que pretende cursar. Mas esta escolha é limitada por outras condições, como por exemplo, a capacidade do estudante de sobreviver fora da sua cidade natal.

Edson Machado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: