Universidades americanas buscam parcerias no Brasil

O Centro Universitário IESB recebeu 18 representantes de várias universidades norte-americanas que vieram ao país promover parcerias entre o Brasil e Estados Unidos na educação superior. Eles conheceram instituições de ensino como a Unicamp, Unifesp, FGV. A capital federal foi a última parada desta comitiva, que escolheu o Centro Universitário IESB como referência. “Intercâmbio com grandes universidades estrangeiras são importantes para nós e quem ganha são os alunos. Uma oportunidade para eles trocarem experiências, valores e culturas”, afirmou a professora Eda Machado, reitora da instituição.

A professora Eda Machado, reitora do Centro Universitário IESB, recebeu certificado de agradecimento pela recepção, entregue por Daniel Obst (E), do IIE, e pelo professor Michael McDonough (D)/Foto: Dênio Simões

A ação coordenada pela Comissão Fulbright faz parte do projeto International Academic Partnership Program (IAPP). É uma iniciativa do Institute International Education, em parceria com o Center for International Partnerships in Higher Education. “O Brasil está se tornando um dos mais importantes países do mundo e queremos fazer parte desta história”, afirmou o professor Michael McDonough, da Monroe CommunityCollege, uma das instituições que participou do encontro. Para o professor americano, a globalização é uma realidade e o estudante deve estar preparado para enfrentar os desafios. “Para se destacar no mercado atual, o aluno precisa ampliar seu campo de visão e isso só é possível com trocas de experiências e informações. Por isso estamos buscando parcerias com instituições importantes no Brasil. O Centro Universitário IESB nos chamou atenção por ser uma instituição dinâmica e inovadora”, afirmou o professor Michael, que entregou a professora Eda Machado, um certificado em agradecimento pela recepção.

Internacionalização

Parcerias com universidades no exterior são realidades no Centro Universitário IESB. Em 2011, por exemplo, a instituição enviou um grupo de alunos de diferentes cursos para a Pennsylvania State University, na Pensilvânia, Estados Unidos, onde durante 15 dias eles participaram de um programa intensivo de palestras, seminários e aulas. Em contrapartida, a Penn State também enviou um aluno americano para estudar em Brasília. Ernesto Joaquim Alvarado (foto), cursa matérias do Direito e vai ficar um semestre no IESB. “Estou adorando a experiência. Aqui estou aprendendo o português e a cultura brasileira. Fora isso, ainda tenho a atenção dos professores e a possibilidade de colocar em prática tudo aquilo dado em sala de aula. Não podia ter feito uma escolha melhor”, concluiu Ernesto.

(Professor Edson Machado e o estudante Ernesto Joaquim Alvarado/Foto: Dênio Simões).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: