Brasileiro lê em média quatro livros por ano

O Instituto Pró-Livro (IPL) divulgou nesta quarta-feira (28) os resultados da 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, realizado entre junho e julho de 2011.

De acordo com os dados da pesquisa, o brasileiro lê em média quatro livros por ano, entre literatura, contos, romances, livros religiosos e didáticos. Deste total, o brasileiro lê 2,1 livros inteiros por ano e dois em partes. Segundo Karine Pansa, presidente do IPL, os dados podem ser considerados bons, uma vez que o mercado brasileiro de livros está aquecido. “Muitos fatores têm contribuído para conscientizar a população sobre a importância do hábito da leitura, como a queda constante nos preços, o aumento do poder aquisitivo e o crescimento das novas tecnologias, como os e-books”, afirma Karine.

O Brasil possui hoje cerca de  88,2 milhões de leitores, sendo 53% mulheres e 43% homens. Entre os gêneros preferidos, a Bíblia aparece em primeiro lugar, seguida de livros didáticos, romances, livros religiosos e de contos. No contexto dos incentivadores à leitura, os professores estão em primeiro lugar na lista dos principais influenciadores, com 45% e as mães aparecem em segundo lugar, com 43%. A pesquisa revela ainda que 56% da população brasileira nunca comprou um livro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: