Mandarim ou inglês? Qual a língua do futuro?

A influência da China está crescendo no sudeste da Ásia, mas dizer que o mandarim é o maior rival do inglês é “um pouco exagerado”. É o que diz Manoj Vohra, diretor de Ásia da Unidade de Inteligência da Economist, consultoria da revista britânica The Economist.

Em matéria divulgada no Uol Notícias, Manoj diz que mesmo as empresas na China, que preferem operar em mandarim, estão buscando administradores que falam tanto mandarim quanto inglês se querem expandir seus negócios.

Na cidade mais ao sul da Malásia, Johor Bahru, o desejo de falar bem o inglês levou algumas crianças a fazerem uma jornada de duas horas para a escola todos os dias. A matéria citou o exemplo de Aw Yee Han. Com apenas 9 anos, o garoto sobe em uma mini van amarela às 04h30 da manhã com seu passaporte para estudar do outro lado da cidade, em Cingapura, onde o inglês é a língua principal. A mãe de Aw Yee Han acha que vale a pena. “Ciência e matemática são escritas em inglês, então é essencial que meu filho seja fluente na língua”, diz.

O debate sobre se o inglês ou o mandarim dominarão o sudeste da Ásia no futuro continua com fortes argumentos para ambos em termos econômicos, mas culturalmente não há disputa. Mesmo os entusiastas da língua chinesa dizem que o inglês continuará popular enquanto Hollywood existir. Para eles, o mandarim está crescendo, mas ainda precisa conquistar seu próprio “quintal”: o sudeste asiático.

Leia matéria completa no Uol Notícias

 

Anúncios

One Response to Mandarim ou inglês? Qual a língua do futuro?

  1. Lia says:

    Mandarim????? Gente, alguém acredita mesmo que o chinês pode se tornar uma língua universal? Se o inglês, que prenomina atualmente, ainda encontra resistência em diversos países, imagine o mandarim que é uma língua muito mais difícil de ser aprendida? Acho que nem mesmos os chineses o dominam ……

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: