O uso de tablets nas escolas

Olá leitor do blog. Esta semana nosso tema é tablets nas escolas. Vamos discutir aqui no blog as vantagens e desvantagens dessa ferramenta para a educação.

 

 

Foto/Reprodução

 

A tendência é que as escolas do Brasil passem a adotar os tablets, mas qual é o momento certo? Como isto deve ser feito? Os professores já estão preparados para usar essa ferramenta digital na sala de aula?

Para responder estas questões, convidamos três especialistas: professor Marcelo Minutti, coordenador do curso de Marketing e Comunicação Digital do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB); a professora Isabel Ambros, também do Centro Universitário IESB; e o professor André Frattezi, do Colégio Sigma, que está exigindo o tablet na lista de material escolar. No próximo ano, o Sigma substituirá os livros didáticos pela ferramenta digital.

Envie perguntas e sugestões sobre o tema para blogedsonmachado@gmail.com ou deixe comentários aqui.

As perguntas serão respondidas pelos convidados durante um bate-papo, realizado nesta quarta-feira 23/11. Respostas e vídeo do debate no próximo post. Participe!

 

Comentários:

Fátima Abrahão Kohlrausch: Seria maravilhoso, uma vez que os tablets vieram para ficar. Rapidez de informações certamente facilitariam muito o prendizado… mas se o governo vai financiar… não funciona… será só mais uma fonte de desvio de dinheiro. CPI,s dos tab…lets pipocariam por todo o País, falta de assitência técnica, falta de peças, falta de preparo dos professores para lidar com a modernidade, e falta de cuidado dos alunos, infelizmente. Agora, quanto as escolas particulares, pode dar certo… até que a coisa comece a ficar cara demais para os pais… há que se discutir muito esta inovação

Camila Rezende: Quero saber então a partir de qual idade é recomendável o uso de tablets e como deve ser feito?

Carla Fiacadoria: O Sigma vai exigir o tablet na lista de material escolar do próximo ano. Vocês vão trocar o livro tradicional pela ferramenta digital? Como isso será feito?

Fernanda Mesquita: Tenho filhos no Sigma e gostaria de saber se os professores estão preparados para usar os tablets em sala de aula? Como será este treinamento no Sigma?

Celso Faria: Alguns críticos dizem que os tablets prendem tanto a atenção das crianças, que quando elas são submetidas ao ensino tradicional (papel e caneta) seu rendimento cai e acabam ficando desatentas. O que acha disso?

Antonio Neto: Como é feita a compra de livros eletrônico e matérias didáticos para o tablets?

Tatiana De Carvalho Pires: Pertinentes as perguntas acima. Preocupo-me com o treinamento que sera dado aos professores para lidar com os tablets e por consequencia repassar os conhecimentos tecnologicos, que eles pouco conhecem, aos alunos. Em segundo lugar, penso qu…e a ferramenta pode causar distracao e nao ser bem utilizada para os fins a que se propoe. Outra questao refere-se aos alunos de baixa renda que nao poderao adquirir o tablet. Existira uma forma de financiamento? Assistencia tecnica rapida?

Ruti Ferro: ANSEIO PELA PREOCUPAÇÃO DE TATIANA DE CARVALHO, PORÉM AINDA PREOCUPO COM O MAU USO DOS TABLETS, VISTO QUE OS LABORATÓRIOS DE INFORMATICA NAS ESCOLAS FORAM UNS ‘FIASCOS’ E EM MUITAS ESCOLAS NEM CHEGARAM A FUNCIONAR MAQUINAS SEMPRE COM DEFEITO, ULTRAPASSADAS,E TBEM NÃO ESTALADAS’caso da minha escola’ E QND TINHA PESQUISA O PROFESSOR NÃO CONSEGUIA MANTER O FOCO, E O NOSSO ALUNO ESTÁ MUITO ALÉM DOS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICO DOS PROFS. ? NAS ESCOLAS DE SERAM AS RESPOSSABILIDADES DESDE O USO AO MANEJO E GUARDA? TD QUE FAZ DE MELHORIA ELES “ALUNOS” DÃO FIM

Tatiana De Carvalho Pires: Falou e disse. Todo cuidado eh pouco quando se fala de educacao. O sigma quer sair na frente como sendo um colegio moderno, mas pelo menos ate agora me parece uma jogada de marketing. Vamos aguardar com cautela….
Gustavo Gossen
Gustavo Gossen: Problema não é o tablet. É o Google, o Wikipedia, os joguinhos. RT  Qual sua opinão sobre o uso de tablets nas escolas?
KarinaTex
KarinaTex: Sou a favor, desde que o tablet seja usado em prol da coletividade.
Francinete Bandeira

Francinete Bandeira: Desde q não atrapalhe na hora da aula, estando ele guardadinho na bolsa, tudo bem.  

 

 
Ruti Ferro: é justamente onde se põe os marketing e ou escolas modelos que os demais ficam no prejuízo e nos desvios e a ver navios.

 

Ricardo Tobé: Acredito que há muito o que construir com os tablets, porém essa tecnologia não pode deixar de lado o quadro, que pra mim é o maior instrumento didático de todos os tempos.

Viviane Marques: Sabe que nem me preocupo com os professores quanto ao uso dos aparelhos. A preocupação deve ser com os alunos…será que eles estão preparados…e o professor fará o que com o uso indevido…Hum?

Rubia Estefania: Concordo com a vivi…para o professor a nova ferramenta é excelente, mas até que ponto será de uso adequado para o aluno? Como será trabalhado o uso indevido, em seus diversos aspectos?

Flavio Xavier:  No momento não vejo a maioria dos professoesr nem dos alunos preparados para o uso do mesmo, o face atrapalharia os alunos e a falta de softwares específicos para o sistema androide e para o IOS do ipad para os professores, mas essa pergunta tem um ponto que não ficou muito claro. O tablet seria usado como uma ferramenta de apoio (um caderno digital, fonte de pesquisa na internet, apresentações,ver videos, etc) ou como uma ferramenta significativa de aprendizagem? O que sim valeria o investimento, esse ponto de convergência transita sobre uma linha tênue, pois muitos educadores ainda não sabem a diferença entre informática na Educação e informática Educativa , muitas escolas oferecem aulas de office e internet e dizem oferecer informática educativa. No caso do Tablet especificamente ele pode atender bem as duas vertentes, ele pode adiantar o planejamento do professor (mandando todos os material de aula por email etc) e tb ser uma ótima ferramenta de aprendizagem significativa. O tablet pode ser o ponto de conexão entre a as mìdias que para mim hoje seria o ponto fraco da informática educativa e da informática na escola, é assim que eu uso o meu com link entre as demais midias.

Rachel Cunha: Para o professor não vejo problema…me preocupa sim o aluno como um todo….sua oralidade…fluência verbal…ortografia, uso de letra cursiva e a prática cada vez menos constante da leitura e redação de um texto uma vez que a correção ortografia será automática do programa… Além disso, devemos nos preocupar também com os conteúdos e páginas que poderão ser acessadas….
 
 
Obrigado pela participação!!!!
 
Anúncios

One Response to O uso de tablets nas escolas

  1. jclaudio says:

    Para que possam utlizar as novas tecnologias o Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, http://www.ibdin.com.br já lançou com sucesso o curso de desenho instrucional para tablets, com isso os professores interessados e empresas que queiram utilizar o equipamento para treinamento poderão se beneficiar do curso totalmente on line bem como imagens 3d e aplicativos para mídias móveis .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: