Escassez de recursos causa demissão de Reitor

Edson Machado

Uma das mais prestigiadas universidade americanas decidiu substituir seu Reitor sob a alegação de que o atual estava sendo muito tímido nas ações com vistas a cortar custos e captar mais recursos. Estou falando da tradicional Universidade da Virgínia e o fato se deu neste último fim desemana. Curiosamente, a Reitora (Presidente na designação americana), Professora Teresa Sullivan, faz parte do Comitê responsável pelo relatório “Research Universities and the Future of America”, divulgado recentemente pelo National Research Council (o CNPq dos Estados Unidos).

 

                                  Professores e alunos manifestam apoio à Reitora Sullivan/Foto: reprodução.

 

Diante da notória redução dos recursos públicos alocados às universidades e centros de pesquisas americanos, o NRC encomendou esse estudo para melhor fundamentar seus embates com o governo. O comitê incumbido da elaboração do relatório era composto de personalidades representativas do ensino superior e da pesquisa científica naquele país. Deduz-se pois que a professora Sullivan tinha esse mérito. Sua demissão, portanto, teria que ser mal recebida pela comunidade acadêmica, como de fato foi.

O ocorrido é mais um exemplo de como a questão do financiamento do ensino superior, não apenas aqui, mas em muitos países está se tornando muito relevante. No Brasil, as universidades públicas respondem pela quase totalidade da pesquisa científica que se faz, mas essa produtividade está fortemente ameaçada pela falta de investimento. Como não temos a tradição de associação entre universidades e empresas, esperamos que os governos, federais e estaduais, supram essa lacuna, caso contrário não se concretizará aqui a tal “Ciência Sem Fronteiras”.

About these ads

One Response to Escassez de recursos causa demissão de Reitor

  1. Pingback: Crise nas universidades americanas « Edson Machado – Blog de Educação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.076 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: